Tecnopuc expande atuação global com parcerias na Espanha

Convênio com Câmara de Comércio Brasil-Espanha e participação em evento em Barcelona estão entre as primeiras iniciativas 

Com o objetivo de expandir sua atuação para além das fronteiras físicas, impulsionando negócios inovadores e de impacto onde quer que eles estejam, o Tecnopuc ampliou sua articulação com parceiros na Espanha. 

A primeira aproximação com o país europeu se deu por meio do Ministério das Relações Exteriores, responsável pelo programa Diplomacia da Inovação. A iniciativa tem como missões promover a imagem do Brasil como nação inovadora; fomentar conexões entre parceiros brasileiros e estrangeiros; e engajar agentes dos ecossistemas brasileiros de inovação em processos de internacionalização. 

“A atuação do Tecnopuc para além das fronteiras físicas é um passo fundamental para fortalecer nosso ecossistema de inovação a partir de novas oportunidades e de conexões estratégicas em nível global. O acolhimento do Ministério das Relações Exteriores, por meio do programa Diplomacia da Inovação, reforça a relevância desse movimento ao impulsionar a internacionalização de nossos talentos, empresas e pesquisas. Expandir nossas fronteiras significa não apenas levar nossas soluções para novos mercados, mas também fortalecer parcerias. Essa articulação com a Espanha é um exemplo concreto de como podemos ampliar nosso impacto, fomentando colaborações que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e econômico, ao mesmo tempo em que posicionamos o Brasil como um polo de inovação reconhecido internacionalmente”, destaca Ana Berger, líder do Tecnopuc Crialab. 

Iniciada em 2024, a conexão com a Espanha se desdobra em algumas ações já neste início de ano. Confira algumas delas. 

Convênio com a Câmara de Comércio Brasil-Espanha 

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio de seu Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), firmou um convênio com a Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE) pelos próximos dois anos. O acordo visa promover cooperação, intercâmbio tecnológico e científico, desenvolvimento de talentos e a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. 

“Na CCBE consideramos que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas o motor que impulsiona a inovação e a competitividade. A adoção de soluções tecnológicas não apenas otimiza nossos processos, mas também nos conecta aos mercados globais. Para a nossa Câmara é uma honra poder reforçar na Espanha o importante trabalho realizado pelo Tecnopuc, mediante este acordo de colaboração do qual, estou convencido, nascerão propostas muito interessantes que ajudarão a melhorar os serviços dos nossos associados”, afirma Óscar Méndez, diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Espanha. 

Com mais de 100 anos de história, a CCBE conta, atualmente, com mais de 300 empresas associadas, tanto brasileiras como espanholas, que representam o eixo das relações comerciais bilaterais entre os dois países e mais de 90% do investimento espanhol no Brasil. A Câmara procura representar, promover e defender os interesses gerais dos agentes econômicos associados a ela, assim como aumentar os fluxos econômicos e comerciais entre o Brasil e a Espanha, dois grandes sócios estratégicos. 

A partir do convênio, os membros da comunidade Tecnopuc terão conexão facilitada com agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo da Espanha e com potenciais clientes e parceiros que são associados à CCBE. 

Histórico de conexões com a Espanha 

A Espanha tem forte influência no desenvolvimento do ecossistema de inovação gaúcho. É o país iberoamericano mais reconhecido pela inovação, ocupando a 28ª colocação no Índice Global de Inovação 2024 – o Brasil é 50º, sendo o mais bem colocado na América Latina. 

É, também, o país de Felipe Romera, o primeiro presidente da IASP – International Association on Science Parks e é onde está localizada uma das duas sedes mundiais da Associação. 

Outro personagem importante no cenário da inovação espanhola é Josep Piqué, responsável pela implementação do 22@, case reconhecido mundialmente e localizado por transformar a degradada região de Poblenou, em Barcelona, em um dos principais distritos de inovação do mundo. Em reconhecimento a esse trabalho, Piqué foi contratado por Medelín – Colômbia, para apoiar o desenvolvimento da inovação na região, e por Porto Alegre – Brasil, onde é consultor do Pacto Alegre – proposta que tem colocado a cidade no mapa mundial da inovação a partir de ações como a atração do South Summit, evento global de inovação originado na Espanha, para a capital gaúcha. 

Todo esse movimento tem sido articulado por atores do ecossistema de inovação gaúcho, entre os quais o Tecnopuc. 

Fonte: Tecnopuc

× Fale conosco