Nos dias 11 e 12 de novembro, a SOFTSUL promoveu a primeira edição do Curso e prova oficial MGPDI: C1/P1 – Introdução ao MGPDI. Durante dois turnos, desenvolvidos via Skype, as instrutoras Ana Liddy Magalhães, Ana Márcia Debiasi Duarte, Cristina Filipak Machado e Rosane Melchionna apresentaram em detalhes o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Participaram do treinamento, profissionais dos estados de Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina e uma profissional do Peru.
Com o objetivo de formação de instrutores e avaliadores, o curso trouxe a visão geral dos processos, seus atributos e os resultados esperados. Também, foi desenvolvido com o grupo de quase 20 pessoas todas as etapas relacionadas a implementação, avaliação e acompanhamento anual do MGPDI nas organizações.
O programa do curso incluiu também a apresentação de ferramentas de apoio ao MGPDI, sendo uma delas o SGPDI – ferramenta que dá suporte a implementação desenvolvida pela SOFTSUL, e a “Appraisal Assistant”, uma aplicação de software desenvolvida pelo Software Quality Institute, da Griffith University, para dar apoio à avaliação da capacidade do processo ou maturidade organizacional. Além disso, o Modelo de Avaliação MA-MGPDI, criado para verificar se as organizações atendem aos requisitos, foi examinado. Ao final do curso, realizou-se a prova para a verificação de aproveitamento e certificação dos participantes aprovados.