A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia realizará em novembro de 2019, uma missão à República da Estônia para promover parcerias estratégicas entre empresas, academia e governo com foco em inovação, ciência e tecnologia e startups gaúcho e estoniano para oportunidades de negócios.
Faz parte da proposta de trabalho é uma agenda orientada para a identificação de soluções de transformação digital (e-solutions) e de e-government e a promoção de oportunidades de negócios em tecnologia da informação entre Estônia e Rio Grande do Sul.
Luís da Cunha Lamb, Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia pretende com esta missão apoiar a aproximação dos setores de tecnologia da informação gaúcho e estoniano para oportunidades de negócios, considerando que as soluções que fazem da Estônia uma referência em e-government foram geradas a partir do setor privado daquele país.
Por ocasião da missão, o Governo do Estado do RS firmará um Memorando de Entendimentos (MoU) com a Academia de Governança Eletrônica, visando promover a cooperação técnica por meio do compartilhamento de experiências, melhores práticas e conhecimentos e da capacitação na área de governança eletrônica.
A SOFTSUL foi convidada a integrar esta comitiva e, oportunamente apresentará suas demandas e áreas de interesse, estendendo o convite às empresas filiadas à Associação.
Com base nas demandas apresentadas pelas empresas e entidades gaúchas integrantes da missão, será acordada uma agenda com as instituições estonianas relevantes para a promoção de negócios.
A SICT encaminhará às instituições e empresas interessadas em participar da missão, informações sobre o setor de TI estoniano, incluindo as tecnologias desenvolvidas na Estônia para governo e negócios e as respectivas empresas.
Sobre a missão governamental e empresarial à república da Estônia
Data: a definir, entre 04 e 15 de Novembro
Potenciais parceiros para missão: empresários do setor de TIC, startups, parques tecnológicos e incubadoras, instituições e entidades setoriais, secretarias de Estado, prefeituras municipais, legislativo e judiciário estadual, ministério público estadual.
Potenciais áreas de cooperação tecnológica (e-solutions):
- e-governance
- consultoria de negócios
- digitalização industrial
- segurança
- serviços de mobilidade e transporte inteligentes
- serviços de certificação estratégica
- educação
- saúde
Principais áreas de especialização das startups estonianas:
- Software e serviços para negócios e RH
- Adtech e Creative Tech
- Fintech
- Healthtech
- Cleantech
- Agtech e Foodtech
- Smart Devices e produtos de consumo
- Manufatura avançada
- Comunicações
- Cybertech
- Deeptech e Spacetech
- Edtech
- Gaming
- Proptech e Construção
- Transporte e Logística
- Traveltech
Para maiores informações sobre soluções tecnológicas, empresas e startups estonianas, acesse: https://e-estoniax.com/; https://its-estonia.com/en/its-estonia-en/;
https://itl.ee/estonian_ict_cluster e https://www.startupestonia.ee/en .