Ao completar 21 anos de atividades ininterruptas como gestora do programa SOFTEX no Rio Grande do Sul, a SOFTSUL – Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software, mantém firme o seu compromisso de buscar o desenvolvimento sócio econômico fomentando o setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).
Com uma agenda voltada à implementação de atividades e projetos de interesse público e relevância social, a SOFTSUL a cada ano, fortalece sua marcante presença e o seu reconhecimento como vigorosa parceira das empresas do setor de TIC, de órgãos públicos, de universidades e de entidades setoriais.
Articulando empresas, universidades e governos, a SOFTSUL executa programas e projetos de desenvolvimento setorial e regional que visam à promoção e ao fortalecimento das empresas de tecnologia. Durante esta extensa trajetória, mais de 1.200 empresas foram diretamente beneficiadas, mais de R$ 90 milhões foram captados para projetos/empresas de TIC e mais de R$ 50 milhões para projetos de apoio ao setor.
Palestras, seminários e eventos voltados à capacitação integram a agenda da SOFTSUL, bem como ações de promoção de negócios e expansão de mercado, por meio da organização e participação em feiras no Brasil e no exterior e o apoio a missões internacionais. Nestes 21 anos, viabilizou 43 Implementações MPS em empresas de software, proporcionou mais de 350 eventos de capacitação empresarial em áreas de gestão, qualidade, liderança e temas diversos com a presença de mais de 12 mil participantes, além de ter apoiado diretamente 30 empresas no processo de internacionalização.
A entidade busca sempre a participação em Conselhos e na Sociedade organizada, integrando o COMCET – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre, contribuindo para a discussão de temas relevantes para o município, como por exemplo a Lei Municipal de Inovação; no Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, sob a coordenação da antiga Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; no CITEC/FIERGS – Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS; no CETI-RS – Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação do Estado do Rio Grande do Sul; no Comitê Municipal de Economia Criativa, sob a coordenação da INOVAPOA e no Conselho de Administração da SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, entidade coordenadora em nível nacional do Programa SOFTEX, do MCTI.
“A SOFTSUL mantem-se em prontidão para executar e apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação na certeza que este é o caminho correto para se alcançar, fortalecimento da indústria, desenvolvimento econômico, evolução sustentável de renda, qualidade de vida e benefícios para a sociedade em geral” afirma o diretor-presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni.