Representante da INSEED Investimentos apresentou alternativas de investimentos para o setor TI
O Panorama SOFTSUL, do mês de julho, em sua trilha Mercado & Funding recebeu como palestrante convidado Gustavo Piccinini, representando a INSEED Investimentos Ltda – gestora nacional do fundo Criatec 3, para falar sobre alternativas de investimentos em empresas de TI. Piccinini apresentou cases e conversou com 16 participantes, entre empresários locais e representantes de empresas filiadas à SOFTSUL que possuem interesse em desenvolver tecnologias inovadoras e modelos de negócios disruptívos.
O Criatec 3 trata-se de uma excelente opção para quem está disposto a ter um sócio investidor que agregue capital, estratégia, governança e que compartilhe decisões. É um fundo de investimentos cujo foco são empresas em estágios iniciais, que precisam de capital e suporte em gestão. O objetivo é construir, junto aos empreendedores, uma oferta de valor forte e estruturar o negócio para entrar em uma fase de crescimento acelerado.
De acordo com Piccinini, a INSEED é uma gestora de recursos autorizada pela CVM – reguladora do mercado financeiro, e que através de 30 profissionais opera para selecionar as empresas que farão parte de um trabalho coletivo, que é desenvolvido junto aos empreendedores, através de diferentes visões: conhecimentos e experiências, baseada no co-empreendedorismo. É a co-gestora responsável pela prospecção, aceleração e desinvestimento, além da coordenação das estruturas regionais do Fundo FMIEE Criatec, fundo de capital semente. Na INSEED, Gustavo Piccinini é o responsável pela originação, seleção, aceleração e desinvestimento de negócios nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.
“A primeira palavra é sempre inovação. Onde a INSEED entra? Em empresas com receita anual de até 20 milhões – em fase de desenvolvimento de equipe, mercado e produto”, enfatiza Piccinini. Durante o bate-papo, o palestrante explicou detalhes da cultura – especificamente – da INSEED, em torno do diálogo entre pequenas e grandes empresas, sendo um nicho de mercado da INSEED a cultura B2B (de empresas para empresas), atuando como um elo e oportunizando o contato entre “os menores às gigantes”. Ao total, a gestora já analisou cerca de 10 mil empresas em todo país.
Entre os cases apresentados sobre empresas investidas está a Chip Inside de Santa Maria, instalada da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), que desenvolve tecnologias para pecuária de precisão, através de coleiras de monitoramento de ruminação, atividade e ócio de cada animal 24 horas por dia. A empresa faz parte do FIP INSEED FIMA – Fundo de Inovação em Meio Ambiente, e seu sistema C-Tech HealthyCow foi desenvolvido para facilitar a vida do produtor monitorando as vacas de todo rebanho. Segundo Piccinini, ele acompanhou toda a tese de investimento na empresa, acompanhando inclusive a chegada de outros players de mercado interessados em parcerias com a Chip Inside – como grandes multinacionais de ração/nutrição. Na Chip Inside, Piccinini também sugeriu um membro para compor o conselho da empresa – um profissional que atua como diretor de inovação da Itambé Laticínios de Minas Gerais, ampliando toda a rede de contato e visão de oportunidades.
Mais detalhes sobre o Criatec
O Fundo Criatec 3 possui patrimônio comprometido de aproximadamente R$ 202 milhões. O Gestor Nacional tem a missão de investir os recursos do Criatec 3 em empresas inovadoras com receita operacional líquida anual de até R$ 12 milhões no ano imediatamente anterior à aprovação do investimento pelo Fundo, de forma a promover a sua capitalização e crescimento acelerado.
O Criatec 3 investirá prioritariamente nos seguintes setores alvo: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Agronegócios, Nanotecnologia, Biotecnologia e Novos Materiais. Para saber mais, acesse: http://www.brde.com.br/criatec-3/
Apresentação do Gustavo Piccinini: SoftSul – Inseed – 26.07.17 VF