A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), realizou nesta terça-feira, 20, a Jornada Científica, para tratar do tema Inovação para além da tecnologia, abordando os eixos: inovação na saúde, na educação, no empreendedorismo, na cidade (serviços) e para as pessoas. O evento ocorreu dentro da programação do 16º Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão de Tecnologia, que prossegue até quinta-feira, 22, no Hotel Plaza São Rafael.
O vice-prefeito Sebastião Melo saudou os presentes na abertura da jornada, falando da importância do tema. “Não existe inovação sem talento, sem pessoas e sem vontade política”, ressaltou. Ele citou o Projeto de Lei de Incentivos Fiscais, encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal de Porto Alegre, que concede redução de impostos para os serviços de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de tecnologia e saúde, como um exemplo da vontade do governo municipal em apoiar as iniciativas do setor.
Em sua fala, o coordenador do Congresso Latino-Iberamericano, Paulo Zawislak, representante do Núcleo de Estudos em Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), saudou a presença do grande número de entidades públicas e privadas no evento. “ Não existe registro de sucesso na área de ciência, tecnologia e inovação, sem que haja compartilhamento”, disse.
Painéis – O evento foi dividido em dois grandes painéis com convidados locais e de fora do Estado, que falaram de suas experiências em suas respectivas áreas de atuação. O primeiro painel foi apresentado pelo professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Estado (PUCRS), Maurício Gregianin Testa; pelo gerente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Cláudio Navarro, e pelo presidente da Fundação Médica do Rio Grande do Sul, Marcelo Zubaran Goldani.
Texto de: Paulo Cesar Flores
Edição de: Carolina Seeger
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.