Estudo mostra que a inovação e digitalização têm melhorado significativamente a eficiência operacional das empresas 

Mapeamento realizado com mais de 100 CEOs aponta, no entanto, que a maioria das organizações brasileiras ainda não têm metas de geração de resultado nem orçamentos definidos para inovação

Estudo realizado pela Meta, empresa de tecnologia e inovação com foco em transformação e evolução digital em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), apontou que inovação e digitalização impactam diretamente a eficiência operacional. O levantamento está identificando o nível de maturidade digital de organizações de todo o Brasil e ouviu mais de 100 CEOs e executivos de corporações de grande e médio porte e de segmentos diversos, que, juntas, superam os R$ 100 bilhões em faturamento.

Na primeira mostra do estudo, publicada no início de 2023, os executivos consultados viam a inovação e a digitalização como oportunidade para novos negócios, numa visão mais disruptiva da palavra, e sobressaindo a expectativa deles quando a digitalização for definitiva para o aumento da eficiência operacional. Com o primeiro ano de estudo completo e mais dados em nossa base, foi possível notar a mudança na percepção destas lideranças. A inovação, agora, também assume um papel de destaque, ampliando o impacto para a eficiência operacional, com 24% dos respondentes afirmando esperar esse resultado dos projetos de inovação.

Com isso, é possível notar que o momento das empresas é de fato de busca de eficiência operacional e seus executivos têm focado os esforços em prol desse resultado. As empresas buscam operar de forma mais enxuta, ágil e eficiente. Embora 68% dos consultados acreditem que a estratégia de inovação é de extrema importância, as organizações ainda não têm metas estabelecidas, tampouco orçamento definido para projetos de inovação.

A maioria, 60% dos participantes do estudo entendem que o digital e a gestão da inovação é visão estratégica e futura do negócio. Mesmo assim, grande parte das empresas não parece ter isso enraizado em cultura e governança. Observamos que mais da metade empresas estão ainda olhando para sua evolução digital a curto prazo, com 53% dos respondentes, dizendo que buscam tanto a inovação quanto a digitalização para resolução de problemas atuais. 

“Com esses novos dados, percebemos que o olhar para a pessoas, performance e tecnologia são fundamentais. Onde tecnologia é uma habilitadora do cenário de eficiência operacional das empresas, contemplando automação, ERP mais avançado, inteligência artificial etc.  É importante que os principais executivos entendam esse cenário e olhem para isso, não de forma isolada, e sim integrada, tendo em mente a ampliação da geração de valor do seu negócio”, afirma Telmo Costa, CEO da Meta.

A digitalização é parte importante da transformação e evolução digital das companhias, mas a jornada, em alguns casos, parece estar sendo mais complexa e passando pela avaliação das melhores soluções tecnológicas para cada empresa e cada setor. É um processo de mudanças internas que passam por cultura, liderança, modelo de organização e visão de resultado que possibilitam com que as tecnologias novas reflitam no desempenho e melhora na competitividade.

Não à toa, para 35% das empresas entrevistadas no estudo, reforçam que o maior impacto esperado com a digitalização é exatamente o aumento na eficiência operacional. Para que os colaboradores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas e ao core business da empresa. 

“A pesquisa aponta que precisamos criar uma cultura da inovação nas organizações, e esta cultura só será construída com o envolvimento das pessoas, treinamento, desenvolvimento e indicadores de resultado por equipes. Não existe processos de inovação se as pessoas não estiverem dispostas a participarem e fundamentalmente mudarem”, afirma Hugo Tadeu, diretor do Núcleo Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral. 

Sobre a Meta

A Meta é uma companhia de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital, que atua da definição da estratégia digital à entrega de soluções tecnológicas completas, colocando o ser humano no centro de todos os projetos. Com 34 anos de mercado, a companhia tem atuação global: são 300 clientes em mais de 8 países, com uma equipe de mais de 3 mil pessoas, em 350 cidades e 14 países. O papel da Meta é descomplicar a transformação digital, criando uma jornada que parte de onde o cliente está, entende quais são os seus desafios e atua em parceria com ele para alcançar a geração de resultados para o seu negócio.

Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023. 

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. 

Cerca de 50 mil profissionais passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

A Meta é empresa associada à SOFTSUL.

Fonte: Meta

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