Plataforma da Elipse Software oferece uma visão holística de toda a rede e seus elementos, detectando vazamentos e prevendo o consumo
Falar da história da automação em saneamento no Brasil é também falar da história da Elipse Software. No mercado há 37 anos, a Elipse sempre esteve presente no setor de abastecimento de água e esgoto sanitário do país, promovendo constantemente sua modernização e eficiência. Hoje, mais de 78% das empresas estaduais, 64% das concessões privadas e 50% dos municípios brasileiros com população acima de 50 mil habitantes utilizam o Elipse E3 para melhor controlarem suas redes de distribuição de água e tratamento de esgoto.
Estes números somados às exigências estabelecidas pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento fizeram com que mais um capítulo dessa história fosse escrito com o lançamento de um novo produto voltado para solucionar os problemas específicos das empresas neste segmento. Assim nasceu o Elipse Water, uma evolução do Elipse E3, que eleva o gerenciamento e controle em saneamento a um novo patamar, impulsionando a eficiência, segurança e sustentabilidade das operações.
Em busca de permitir o acesso às melhorias disponibilizadas pelo seu mais novo software, todas as aplicações do Elipse E3 podem ser facilmente migradas para o Elipse Water. Um sistema responsável pela aquisição, monitoramento, controle e registro de dados, em tempo real, de processos, provendo alarmes, interface gráfica e a comunicação entre dispositivos. Também adiciona outras funcionalidades específicas à distribuição e ao tratamento de água e efluentes.
O Elipse Water oferece uma visão holística e completa de todo o sistema, otimizando a tomada de decisões e a resposta a eventos, podendo ser aplicado junto a qualquer porte de operação, desde pequenas plantas até grandes centros de controle. Com uma série de objetos nativos de saneamento, o Elipse Water reduz o tempo para criação de telas em até 90%. Em conjunto com estes objetos, também padronizou os tipos de medida, como vazão, pressão e nível, por exemplo.
Com uma ferramenta gráfica destinada à modelagem de redes hidráulicas, o Elipse Water permite inserir e interligar elementos, como: junções, tubulações, reservatórios, tanques, pontos de consumo, bombas, válvulas e definições de DMCs (Distritos de Medição e Controle). A partir deste modelo, consegue identificar, de forma padronizada e contextualizada, as características, propriedades e o modo como cada componente da rede está conectado e funcionando, permitindo gerar automaticamente telas esquemáticas simplificadas de operação.
Caso o usuário não queira fazer toda a modelagem, o software também permite importar o cadastro de sistemas do tipo GIS ou de outra base de modelagem hidráulica já existente, como a EPANET. Para agilizar a busca por uma informação relativa a qualquer variável do processo, como a velocidade de uma bomba, por exemplo, é possível lançar questionamentos diretamente ao sistema do Elipse Water via o ElipseChatBot, cuja comunicação se dá através do uso da Inteligência Artificial.
No intuito de evitar desperdícios de água, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas de saneamento, a solução apresenta também um módulo para detecção de vazamentos, monitorando os índices de perda na distribuição e faturamento. Além disso, o Elipse Water permite acompanhar os volumes disponibilizado, consumido, perdido e faturado, tudo no intervalo de tempo desejado pelo usuário. Um controle realizado graças a sua integração com o Elipse Plant Manager, plataforma da empresa que provê uma análise mais refinada e contextualizada de dados.
Através disto, é possível não só acompanhar o comportamento, em tempo real, da rede hidráulica, mas, acima disso, prever o consumo médio junto a cada DMC. Em suma, trata-se de uma solução cuja inteligência operacional torna os processos de saneamento ainda mais eficientes, podendo, inclusive, ser acessado de qualquer aparelho móvel (smartphones ou tablets) via o Elipse Mobile.
Nos dias 22 a 24 de outubro, o Elipse Water será apresentado na Fenasan 2024 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). Considerada a maior feira do setor na América Latina, a Fenasan será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema central desta edição será “saneamento ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”. O encontro será promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento – AESAN.
Confira o case e entenda como a Águas do Rio conseguiu ter uma visão operacional mais precisa e eficiente com o Elipse Water, reduzindo seu OPEX e centralizando a operação. Participe do treinamento EAD do Elipse Water. Desconto de 50% aos primeiros 200 inscritos, usando o cupom WATER_50. Acesse o site e instale agora mesmo o Elipse Water.
A Elipse Software é empresa associada à Softsul desde 1995.
Fonte: Elipse Software