Elipse Power permite à EMAE reduzir em 90% o número de telas para controlar sua Usina Henry Borden

Usina Henry Borden

Retrofit e implantação da plataforma da Elipse Software fez com que a EMAE pudesse controlar sua usina através de apenas 30 telas e não mais 475 como era antes, otimizando a operação

A EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia do Estado de São Paulo controla o volume de água do Rio Pinheiros e das Represas de Guarapiranga e Billings, além da geração de energia elétrica na Usina Hidrelétrica Henry Borden. Localizada na Serra do Mar em Cubatão, a UH Henry Borden é composta por duas usinas de alta queda (720m) denominadas Externa e Subterrânea, com 14 grupos de geradores, que são acionados por turbinas Pelton, com capacidade instalada de 889MW, para uma vazão de 157m3/s.

Em maio de 2022, a EMAE procurou a Energia Automação (EA) para realizar o retrofit, ou seja, a atualização do sistema de supervisão e controle (SCADA) que era utilizado na UH Henry Borden. Segundo Hélio Max Parpinelli, responsável pela área de supervisão e medição da EMAE, a atualização se fez necessária uma vez que o sistema SCADA anterior já estava obsoleto, não possuindo suporte aos requisitos tecnológicos de software e hardware. Além disso, apresentava muitas telas, o que prejudicava a operação, podendo fazer, inclusive, com que a EMAE fosse penalizada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).

“O grande número de telas do sistema anterior dificultava a identificação de falhas, atrasando o tempo de resposta. Isso podia resultar, inclusive, em multas devido à indisponibilidade de dados ao ONS”, explicou Parpinelli.

Tela UG do Elipse Power à direita sintetizando informações relevantes de diversas telas da solução anterior à esquerda

Para mudar esta realidade, a EMAE optou pelo SCADA EA, solução desenvolvida pela Energia Automação sob o Elipse Power, plataforma da Elipse Software ideal para otimizar a supervisão e operação de processos ligados ao setor de energia. Através dos recursos e funcionalidades do Elipse Power, a EMAE passou a contar com uma tecnologia mais confiável, moderna, intuitiva e de fácil operação, sendo capaz de controlar a Usina Henry Borden via apenas 30 telas, ao invés de 475 como era anteriormente.

Todas as telas e objetos da solução foram construídos seguindo os conceitos de Alta Performance Visual, de acordo com as diretrizes da norma ISA-101, no intuito de maximizar a eficiência operacional e reduzir erros humanos, apresentando as informações críticas de forma clara e eficiente. A implantação do Elipse Power fez com que a EMAE pudesse otimizar, de forma simples, segura e intuitiva, o controle das unidades geradoras, casas de válvulas, subestações, reservatórios de água e grandezas elétricas mensuradas na planta.

Mais informações no case.

A Elipse Software é empresa associada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Elipse Software

× Fale conosco