No Destaque em TI deste mês, entrevistamos o diretor-presidente da Procempa, Paulo Roberto de Mello Miranda, que possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no setor público e na iniciativa privada. É Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, foi titular da Secretaria de Informação e Tecnologia de Curitiba entre 2013 e 2016 e presidiu a Associação Brasileira das Empresas Públicas de TIC (ABEP) por três vezes. Também foi diretor-presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), diretor técnico da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e superintendente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Questões:
- Como o senhor analisa o mercado atual de TI no Brasil?
Paulo Roberto – O mercado continua estável. O setor de TI é diferente das outras atividades, uma vez que a crise afeta diretamente o varejo e o comércio de bens de consumo. O setor de TI não é afetado da mesma maneira, pois muitos serviços não param diante de um corte de custos das empresas. O setor de serviços consegue ampliar suas atividades sem aumentar proporcionalmente os recursos físicos, por meio da agregação de tecnologia. A TIC contribui para que as empresas enfrentem a crise, e por isso há um impacto menor. Outro detalhe, é que alguns segmentos no Brasil já conseguiram internacionalização, e há indicadores que mostram que muitos se beneficiaram com isto.
2) Quais as suas expectativas para o setor de TI em médio e longo prazo?
Paulo Roberto – No mercado interno, a retomada será rápida, assim que a economia se recuperar. O ano de 2017 ainda será difícil, agravado com a crise política. E temo que a recuperação dos setores industrial e comércio seja lenta. As empresas que sobreviveram às crises fizeram seus ajustes e melhoraram. No geral, elas focaram nos processos de negócios, desenvolveram novos canais e estão empregando mais tecnologia em e-commerce. Desta forma, os investimentos em TI serão fundamentais para essas empresas voltarem a crescer e para manter ou ampliar posições de mercado. A superação da crise passa pela ampliação da capacidade através das tecnologias de informação e comunicação, pois as empresas investem em TIC para valorizar os seus produtos e reduzir custos.
- De que forma a Procempa atua para qualificar os serviços públicos?
Paulo Roberto – A Procempa opera todos os sistemas da Prefeitura de Porto Alegre – então, para atender essas atividades criou e mantém uma das melhores, se não a melhor infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação entre as capitais brasileiras. Como operadora da TIC da prefeitura, ela presta serviços para os órgãos da administração municipal, oferecendo soluções inovadoras à população, melhorando a vida na cidade e proporcionando, por meio da tecnologia, melhores condições de vida aos cidadãos. Porto Alegre possui uma rede de fibra ótica com mais de 1.000 Km de extensão (Infovia) que conecta todos os equipamentos urbanos, por exemplo, postos de saúde, secretarias e escolas.
Além disso, a Procempa opera uma Rede de Comunicação digital móvel (Rádio Tranking), que cobre mais de 95% da área física do município, com oito estações rádio base distribuídas geograficamente na cidade e que permite comunicação ágil dos serviços estratégicos da Prefeitura: segurança, saúde, trânsito, defesa civil e outros atendimentos aos cidadãos.
O Data Center da Procempa é uma sala segura onde estão instalados os equipamentos que recebem os dados transmitidos pela Infovia. O local dispõe de uma sala cofre que abriga todo o ambiente computacional da Prefeitura com total segurança e autossuficiência climática e energética.
Na área de mobilidade urbana e segurança pública, a Procempa desenvolveu um sistema que está sendo testado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com as autoridades de segurança do estado, que atua no monitoramento eletrônico de tráfego em Porto Alegre. Além do monitoramento por meio da rede de câmeras do município, a Procempa, inovou e lançou dentro do aplicativo #EuFaçoPoa, a funcionalidade Detetive Cidadão, que permite ao cidadão colaborar com a segurança pública, denunciando, anonimamente, por meio de dispositivos móveis, casos suspeitos de furto, roubo e abandono de veículos.
Assim, é possível auxiliar os órgãos de segurança na identificação e recuperação de veículos roubados, furtados ou abandonados em vias públicas de Porto Alegre. O procedimento de envio das fotos é totalmente sigiloso, e o aplicativo não registra o número de quem enviou a imagem.
Os esforços da Procempa de apoio à modernização da Administração Municipal e de melhoria dos serviços à população se estendem ao desenvolvimento de sistemas de informação e de aplicativos em diversas outras áreas, como a melhoria da gestão dos controles internos, a saúde pública, o transporte, o licenciamento de novos empreendimentos, dentre outros.
Outro olhar da nossa gestão está voltado para a ampliação do acesso à rede wi-fi gratuita em áreas periféricas e mais remotas da cidade. Recentemente, foram entregues pontos de acesso gratuito nos bairros Mario Quintana, Ilha da Pintada, Lomba do Pinheiro e Vila Bom Jesus, facilitando a inclusão digital para população de baixa renda.
- Na sua visão, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no setor público e na iniciativa privada, de que forma as empresas de TIC do RS podem ampliar a competitividade para enfrentar o mercado?
Paulo Roberto – Acredito que através de projetos voltados para cidades inteligentes com a ampliação de parcerias entre os setores público e privado na busca de soluções para os problemas da sociedade. É importante agregarmos mais tecnologia às cidades e contar com a participação dos cidadãos. Não se pode imaginar que todas as soluções serão fornecidas pelo poder público, e sim, pela colaboração entre o público e privado, em ações que beneficiarão a todos.
Outra ação pode colaborar nesse processo, segundo Miranda, é a ampliação da Política de Dados Abertos e a participação das empresas privadas para auxiliar a sociedade, com soluções voltadas para a cidade. Bases de dados públicas podem gerar novos negócios, ou transformar negócios existentes oferecendo soluções para problemas das cidades nas áreas de mobilidade, meio ambiente, saúde, entre outros. Um exemplo de parceria pode ser conferido no novo Laboratório de Inovação denominado Poa.Hub, entregue para a cidade, em março deste ano.
É um projeto estratégico de inovação e tecnologia realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Procempa e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Localizado na Avenida Azenha, 295, guarda três ambientes distintos de inovação: espaço coworking, onde profissionais independentes podem desenvolver seus projetos e estimular o networking; o criaPOA, um laboratório de experiências em processos para resolução de problemas e o POAlab, um laboratório experimental que visa a pré-certificar técnicas, produtos e serviços. O local é uma oportunidade para as empresas locais demonstrarem interesse e participarem de ações inovadoras para a cidade, alavancando negócios e impulsionando o mercado de trabalho.
5) Na sua visão, qual a importância do trabalho da SOFTSUL no fomento ao setor de TI e de que forma a entidade pode contribuir com a Procempa?
Paulo Roberto – Uma parceria com a SOFTSUL é estratégica para agregar empresas em projetos de interesse público. A Administração Municipal busca parcerias com empresas privadas e organizações da sociedade buscando novos empreendimentos e fomentando novas soluções para a cidade. A SOFTSUL e a Procempa podem promover ações conjuntas para o desenvolvimento econômico do setor de TIC com foco na melhoria da qualidade de vida na cidade e na construção de uma Porto Alegre mais inteligente.