Competição internacional da Apple premia aluna da PUCRS e do programa Apple Developer Academy, desenvolvido no Tecnopuc

Marina, aluna da Escola Politécnica, desenvolveu jogo para refletir sobre acessibilidade. Foto: Arquivo pessoal

Swift Student Challenge reúne alunos do mundo inteiro para desenvolver aplicativos iOS 

Experimentar o mundo de diferentes perspectivas pode ser a curiosidade de muitos. Como deve ser experenciar, pelo menos um pouco, a vida de uma jovem com deficiência visual? Quais obstáculos essa jovem pode ter no dia a dia? Quão acessível estão os espaços que ela frequenta? O aplicativo Iris oferece essa experiência e possibilita que o usuário possa ter uma imersão baseada em histórias, ações interativas e informativas que destacam as tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.

O aplicativo em questão foi desenvolvido por Marina Geller Yamaguti, aluna do 5° semestre de Engenharia de Software da Escola Politécnica da PUCRS e do programa Apple Developer Academy, e foi um dos vencedores do Swift Student Challenge, competição que faz parte da Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (WWDC). Na competição, os participantes têm o desafio de desenvolver um aplicativo usando a plataforma Swift Playgrounds, ambiente de desenvolvimento para o Swift, que é a linguagem de programação da Apple.

A competição envolve estudantes do mundo inteiro e, neste ano, 350 foram selecionados como vencedores. Dentre eles, além de Marina, outros quatro alunos fazem parte do programa Apple Developer Academy que é realizado no Tecnopuc, fruto da colaboração entre o Parque, Instituto Eldorado e Escola Politécnica: Arthur Pinto, Isadora Brasil, Gustavo Zahorcsak e Thiago Parisotto.”Ficamos extremamente felizes de saber que dos 350 vencedores da competição, cinco fazem parte do nosso Academy. Isso mostra que estamos desenvolvendo profissionais capacitados para trabalhar globalmente”, comenta Rafael Chanin, instrutor de empreendedorismo do Apple Developer Academy e professor da Escola Politécnica.

O Challenge foi anunciado em novembro de 2023 e os alunos tiveram de 05 a 25 de fevereiro para enviar os projetos. “O Swift Student Challenge é uma competição individual, é bem desafiador porque você executa a ideia, o desing e faz a execução do código, mas é a oportunidade de fazer bem o que você está a fim mesmo. Eu fiz um jogo para iPAD. O Iris narra a história de uma menina que tem deficiência visual. Eu queria desenvolver algo que pudesse gerar empatia porque, muitas vezes, não temos tanta noção das coisas que existem e que possam ajudar. Além disso, queria mostrar que pessoas com deficiência têm tanta capacidade quanto as pessoas que não têm deficiência”, comenta Marina.

 

Os 350 alunos vencedores foram premiados com certificado, um ano de licença para acessar a conta de desenvolvedor da Apple, voucher para fazer uma certificação da Apple e um airpods max.  Marina, além desses prêmios, concorreu a um sorteio para participar da WWDC e, em junho deste ano, participará do evento.

Alunos participaram de competição internacional.

Foto: Apple Developer Academy

 

 

Saiba mais sobre o Apple Developer Academy

Em novembro de 2013, a PUCRS passou a ser a única universidade do Rio Grande do Sul a contar com o programa Apple Developer Academy. Fruto de uma colaboração entre o Tecnopuc, Instituto Eldorado e Escola Politécnica da Universidade, em parceria com a Apple, o Programa capacita os alunos para desenvolver aplicativos, de classe mundial, para iOS.  O Apple Developer Academy usa a metodologia Challenge Based Learning, que consiste em aprender por meio de desafios. Nele, é permitido se especializar em dois perfis diferentes, programação e design. O Programa tem duração de dois anos e é dividido em duas fases. Na primeira, os alunos recebem capacitação avançada em iOS e, na segunda, desenvolvem um projeto final. Em uma década, o programa já capacitou mais de 500 alunos.

Conheça o jogo de Marina! 

× Fale conosco