CaféTECH SOFTSUL abordou a inovação e colaboração do Cluster GameRS

Profº Cristiano Max (PUCRS) e Profª Marta Bez (FEEVALE).

O CaféTECH, realizado em 28 de agosto de 2024, abordou o tema “Inovação e Colaboração: A Trajetória do Cluster GameRS”, reunindo especialistas e profissionais do setor de jogos digitais no Auditório da Feevale Techpark – Hub One, em Porto Alegre. Os palestrantes, professores Cristiano Max e Marta Bez, discutiram a importância da colaboração entre universidades, empresas e governo para impulsionar a inovação no setor de jogos digitais.

As conversas trataram sobre as ações do Cluster GameRS, que visam fortalecer a cadeia de valor e a competitividade no setor de jogos digitais no Rio Grande do Sul. Marta Bez, com sua vasta experiência acadêmica e influência em projetos como a Universidade Corporativa TKE, e Cristiano Max, destacados por sua pesquisa em comunicação e sua contribuição na fundação do Curso de Jogos Digitais na Universidade Feevale, trouxeram perspectivas valiosas sobre o setor de jogos digitais.

O evento foi apoiado pela Feevale TECHPARK e coordenado pelo Professor Dr. João Batista Mossmann, Professor de Ensino Superior do Curso de Ciência da Computação da Universidade Feevale e Integrante do Conselho Técnico Científico da SOFTSUL.

A Universidade Feevale tem o Mestrado e Doutorado em Indústria Criativa, primeiro do Brasil e desenvolve diversas pesquisas nesses setores. A Indústria Criativa é composta por áreas como 1) Cultura com segmentos em patrimônio e culturas tradicionais, artes visuais e performáticas; 2) Mídia, com os segmentos de publicação, editoração e mídia, audiovisual; 3) Criações funcionais, com os segmentos arquitetura, design e moda, publicidade e pesquisa de mercado; 4) Tecnologia, com os segmentos de pesquisa, desenvolvimento e ensino superior e, TI e software, pesquisa e desenvolvimento. Esse aglomerado de atividades compõem a Economia Criativa do Rio Grande do Sul.

O projeto Cluster GameRS: cluster de jogos digitais do Estado do Rio Grande do Sul, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) está alinhado ao planejamento estratégico do setor para 2030, desenvolvido no contexto do programa GameRS, do governo do Estado. Atualmente, o Cluster GameRS encontra-se sob à coordenação da PUCRS, através do Profº Cristiano Max, idealizador do projeto, tendo a Feevale como universidade pesquisadora.

Este projeto terá duração de três anos e é prioritário para que o setor de jogos digitais continue a se expandir no Estado e conta com a participação de diversas empresas e instituições. Estão previstas ações para estimular a geração de capital intelectual no setor, a cadeia de valor, a capacidade competitiva e a inovação das empresas e atores envolvidos no ecossistema.

O evento foi apoiado pela Feevale TECHPARK e coordenado pelo Professor Dr. João Batista Mossmann, Professor de Ensino Superior do Curso de Ciência da Computação da Universidade Feevale e Integrante do Conselho Técnico Científico da SOFTSUL.

Mais informações sobre o Projeto AQUI

 

× Fale conosco