BNDES e FINEP lançam Plano conjunto para apoio ao Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química – PADIQ

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – e a FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, acabam de lançar o Plano de Negócios para Apoio ao Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química – PADIQ, que visa o fomento a projetos que contemplem o desenvolvimento tecnológico e o investimento na fabricação de produtos químicos.

O apoio financeiro a projetos poderá ocorrer por uma ou mais das seguintes modalidades: reembolsável, subvenção econômica às empresas, programas de investimento direto, e não reembolsáveis para o ICT com a participação da empresa.

Conforme o Edital, o BNDES e a FINEP disponibilizarão recursos no valor total estimado em R$ 2,2 bilhões para as operações contratadas no período de 2016 a 2017. O PADIQ vai coordenar as ações de fomento à inovação e investimentos produtivos, integrando os instrumentos de apoio disponíveis para o financiamento de projetos para a Indústria Química no país.

O primeiro edital do PADIQ será voltado para os seguintes segmentos: aditivos para alimentação animal, derivados do silício, fibras de carbono e seus compósitos, produtos para exploração e produção de petróleo, insumos químicos para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e produtos químicos de fontes renováveis de matérias-primas.

O prazo para submissão de Planos de Negócios que requeiram recursos não reembolsáveis é 29 de abril de 2016.

A SOFTSUL é uma ICT – Instituição de Ciência e Tecnologia e coloca-se a disposição das empresas que tenham interesse no Edital (http://www.finep.gov.br/images/chamadas-publicas/2015/Edital_PADIQ.pdf), para analisar e estudar as possibilidades de apoio. Interessados a respeito do Edital devem entrar em contato com a SOFTSUL pelo e-mail ctec@softsul.org.br ou (51)3346.4422.

× Fale conosco