Ilegra apoia a Cooperativa Cresol que otimiza comunicação e reduz custos com Google for Work

Após seis meses de migração são mais de 128 mil documentos compartilhados, além de estimativa de R$ 400 mil anuais em redução de custos 

A Cresol, maior cooperativa de crédito rural com interação solidária do País, modernizou sua TI migrando suas 2 mil contas corporativas para Google Apps for Work com apoio da ilegra, empresa de soluções de TI e negócios e filiada à SOFTSUL. A transição durou 2 meses, ocorreu nos 8 estados e 209 municípios que a cooperativa está presente. O objetivo foi dinamizar o gerenciamento cooperativo ao aderir a uma ferramenta tecnológica para proporcionar praticidade no atendimento ao cooperado. Os resultados percebidos são melhorias na comunicação interna, como o aumento da colaboração em tarefas rotineiras, por meio dos documentos compartilhados que hoje somam mais de 128 mil em toda a companhia. Além da redução de custos, estimados em R$ 400 mil anuais, de reuniões entre diferentes filiais, antes realizadas presencialmente ou por telefone, e hoje por Google Hangouts (aplicativo de comunicação que permite estabelecer chamadas com vídeo e enviar mensagens).
Com tradição de 20 anos no cooperativismo de crédito rural solidário, a Cresol busca acompanhar as tendências mercadológicas e as tecnologias para otimizar os processos, facilitar o dia a dia dos colaboradores, bem como qualificar e agilizar o atendimento aos cooperados. A ferramenta Google Apps for Work veio para concretizar essa realidade na TI. Já a escolha pela ilegra se deu por levantamento e pesquisas de empresas: “Percebemos que a ilegra conseguiria atender na totalidade as necessidades da Cresol. Ainda levamos em consideração toda a credibilidade e conhecimento de uma empresa que é referência no mercado de TI e negócios, onde a atuação vai além de uma prestação de serviços tecnológicos, preocupando¬-se com o usuário e suas necessidades.” afirma Diogo Gomes da Silva, responsável por infraestrutura na Cresol.
A migração, que teve tempo reduzido, abrangeu todas as unidades da Cresol. Os treinamentos presenciais ocorreram na matriz, em Francisco Beltrão, e nas cidades Guarapuava e São José dos Pinhais (PR), e em Petrópolis (RJ). O grande desafio do projeto foi engajar todas as unidades em uma mudança significativa de cultura, e não apenas uma mera ferramenta de TI. “A Cresol, juntamente com a ilegra, trabalhou muito forte na socialização das informações colocando nossos colaboradores como parte integrante e fundamental. Reunindo regionalmente grupo de pessoas para repassar as orientações necessárias do novo formato de acessos, colocando gradativamente todos no processo e fazendo com que os participantes dos encontros fossem os disseminadores e suporte dessa mudança em cada uma das unidades Cresol.” afirma Diogo Gomes.
A comunicação interna, vista pela Cresol como elemento fundamental para crescimento e fortalecimento do negócio de uma marca e seus produtos, teve avanços positivos em um curto espaço de tempo. “Hoje usamos uma estrutura eficaz, segura e de confiança para a troca de informações, agilizando os processos e permitindo a aproximação das instâncias. A atual estrutura interna de e¬mails da Cresol já é considerada um grande avanço tecnológico, facilitando o acesso dos muitos profissionais que necessitam das informações a um “clique”.” Com 30GB de espaço para cada conta, a nova era de mensageria, emails e documentos aumentou a colaboração e potencializou o acesso dos colaboradores ao que existe de mais tecnológico no processo de comunicação e colaboração online.

Sobre a ilegra – A ilegra é uma empresa global de soluções de negócios e tecnologia que tem uma abordagem baseada em pensar antes e além do software, e que ajuda seus clientes a inovar e a crescer. Está há mais de 14 anos no mercado, atendendo empresas líderes de segmento e construindo parcerias estratégicas com a Amazon, Google, Oracle e SAP. Ao longo dos 4 anos de representação dos produtos Google for Work, já foram mais de 40.000 usuários migrados para o Google Apps for Work. Entre os cases de sucesso de implantação Google for Work da ilegra estão: Rede Bourbon Hotéis & Resorts, Sport Club Internacional, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil Brokers Noblesse, Guarida, Betha Sistemas e Lojas Lebes. Destacam-se ainda as implantações internacionais conduzidas pela empresa a partir do Brasil para Embraco e Whirlpool.

Sobre a Cresol – Com a missão de promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional, surgiu há mais de 20 anos o Sistema Cresol. Um Sistema Cooperativo que se desafiou a ser e fazer a diferença, e hoje é referência Nacional e Internacional em Crédito Solidário, sendo a maior cooperativa do Brasil, contando com mais de 200 mil famílias cooperadas em nove estados brasileiros.

Visão cliente

1. Qual era a demanda da Cresol? O que a empresa necessitava/queria?
A Cresol é uma instituição com mais de 20 anos atuando no Cooperativismo de Crédito Rural Solidário, aproximando o cooperado, agricultor familiar, de produtos e serviços financeiros nas mais diferentes regiões do País. Nessa caminhada a Cresol sempre busca acompanhar as tendências mercadologicas e as tecnologias para otimizar os processos, facilitar o dia a dia dos colaboradores e diretores, bem como qualificar e agilizar o atendimento. Com essas realidade a Cresol buscou o Google para potencializar ainda mais essas relações ampliando e melhorando o acesso dos colaboradores com o que existe de mais tecnológico nesse processo de comunicação e colaboração online.

2. Por que a ilegra foi escolhida para o projeto?
Por meio de pesquisas e levantamento de empresas, percebemos que a Ilegra conseguiria atender na totalidade as necessidades da Cresol. Ainda levamos em consideração toda a credibilidade e conhecimento de uma empresa referência no mercado de TI e negócios, onde a preocupação da Ilegra vai além de uma prestação de serviços tecnológicos, preocupando¬se com o usuário e suas necessidades.

3. O que exatamente constituiu o trabalho da ilegra neste projeto?
A Ilegra entrou como parceira integradora da Cresol com o Google, nos forneceu o Know How de como efetuar uma mudança tão significante para a Cresol e seus colaboradores e diretores com o menor impacto possível para os usuários.

4. Quais os principais desafios do projeto na visão de vocês?
O grande desafio foi certamente sair da zona de conforto e adaptar¬se a uma nova tecnologia. Por mais vantagens que o projeto representava, tínhamos uma grande responsabilidade de vender a ideia de uma maneira positiva, mas que sabíamos que a transição para muitos seria algo questionado. E neste caso necessitávamos que todos estivesse envolvidos e entendendo o processo para uma transição tranquila e positiva.

5. Como estes desafios foram resolvidos? Que soluções a ilegra encontrou?
A Cresol juntamente com a Ilegra trabalhou muito forte na socialização das informações, colocando nossos colaboradores e diretores como parte integrante e fundamental para essa transição acontecer. Reunindo regionalmente grupo de pessoas para repassar as orientações necessárias do novo formato de acessos, colocando gradativamente todos no processo e fazendo com que os participantes dos encontros fossem os disseminadores e suporte dessa mudança em cada uma das unidades Cresol.

6. Quais benefícios diretos o projeto trará para a Cresol?
Nesse curto período já sentimos muitos avanços, a comunicação interna, ferramenta essencial para o crescimento e fortalecimento de uma marca e seus produtos está usando uma estrutura eficaz, segura e de confiança para a troca de informações, agilizando os processos e permitindo a aproximação das instâncias. Hoje a estrutura de e¬mails internas da Cresol já é considerada um grande avanço tecnológico, facilitando o acesso dos muitos profissionais que necessitam das informações a um “clique”.

7. Alguma outra coisa que vocês queiram destacar?
Para acompanhar os passos de um mundo cada vez mais veloz e tecnológico, a Cresol também precisou buscar canais para essa atualização. Nesse cenário surgiu a necessidade de dinamizar o gerenciamento cooperativo, aderindo a uma ferramenta tecnológica para proporcionar praticidade no atendimento ao cooperado e agradecemos a Ilegra pelo auxílio e suporte em todo esse processo. Acompanhar o mercado e investir em tecnologia, para crescer junto com as cooperativas e com o cooperado, esse é um grande desafio, mas também uma grande missão para o Sistema Cresol.

Visão ilegra
1. Qual era a demanda do cliente? O que eles precisavam/queriam?
O cliente tinha a infraestrutura de mensageria interna, os recursos tecnicos eram limitados e os custos de manutenção (Servidor, Armazenamento, Anti-Spam entre outros) eram altos e tecnicamente as caixas tinham espaço limitado o que obrigava os usuarios constantemente estarem salvando os historicos em maquinas locais, com a solução Google cada usuario passou a ter 30GB de espaço, outro fator é: como ele tinha apenas uma saida para web, constantemente figurava nas blacklist prejudicando o contato com instituições de interesse do negoçio, a demanda por colaboração com a utilização do Hangout, a possibilidade de fazer compartilhamento de arquivos diminuindo substancialmente o envio de anexos e por consequencia liberando o trafego nos links tambem foram fatores positivos na negociação.

2. O que exatamente constituiu o trabalho da ilegra neste projeto?
A ilegra como Partner Premiere da Google, foi responsável pelo projeto de implantação da solução Google Apps for Work na instituição Cresol.

3. Quais os principais desafios do projeto?
Nosso maior desafio foi a Central Cresol Baser está presente em 8 estados do pais e 209 municípios, e o projeto do Google tinha que atingir todo esse universo. Como iríamos atingir todo mundo num projeto de dois meses, um curto espaço de tempo. Fizemos treinamento locais, no Paraná (Francisco Beltrão, onde fica a matriz, com toda a parte tecnológica centralizada lá) com os usuários-chave (os Google guides) e fizemos treinamento. Eles receberam as contas antes da instituição. Usaram, testaram a ferramenta, e nos forneceram feedback. Depois escolhemos algumas cidades estratégicas (Francisco Beltrão – PR, Guarapuava – PR, São José dos Pinhais – PR, Petrópolis – RJ ) e as pessoas das unidades se deslocavam até a gente. O maior desafio foi então atingir a todas as pessoas.

4. Como foram resolvidos? Que soluções a ilegra encontrou?
Nos deslocamos até cidade estratégicas

5. Quais benefícios diretos o projeto trará para o cliente?
Esse projeto foi focado na melhoria na comunicação e colaboração corporativa da Cresol e foi a estratégia sensacional para alcançar diferencial competitivo. Com o projeto do Google Apps for Work foi possível desenvolver, estimular e facilmente compartilhar o conhecimento entre pessoas e equipes. As ferramentas do Google proporcionaram maior colaboração entre as filiais, por exemplo o Hangouts, que antes as reuniões eram presenciais e ou pelo telefone, e esta ferramenta proporcionou uma redução de custos considerável para o cliente.

6. Alguma outra coisa que queiras destacar?
A Cresol esta completando 20 anos de existência, quando for fazer menção ao negócio o cliente gostaria de dar destaque a esse fato. Primeira grande “mexida” deles no sistema de comunicações.
http://www.cresol.com.br/site/notindividual.php?id=1469#.VzIt1_krLIX

× Fale conosco