A Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (SOFTSUL) promoveu no último dia 30 a edição de agosto do SOFTSUL!talks. O evento, realizado no Dado Pub, debateu o design como estratégia de negócios. Os moderadores foram Eisson Fangueiro, Senior Designer na Pocket Creative Lab, e Marcelo Almeida, Sócio fundador da Pocket Creative Lab.
Atualmente, o trabalho de um designer não é exclusividade de agências ou escritórios de comunicação, já que este profissional ajuda no desafio de agregar valor e fortalecer a marca perante o mercado. Diante deste cenário, o diretor-presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, comentou na abertura do encontro que “o design está diretamente relacionado com a melhoria, a consolidação e o sucesso de grande parte dos negócios atuais”.
Durante a palestra, os moderadores falaram sobre a importância do design como componente estratégico para projetos e da visão do profissional na criação de novos negócios. Marcelo Almeida destacou que, no mercado atual, é vital a área fazer parte das organizações. “O design começa junto com o projeto, lá na ponta de todo o processo, pois ele é um dos grandes responsáveis pela inovação das empresas. É importante sempre saber os objetivos, pois um produto útil é diferente de um que os clientes realmente gostam e querem usar”, afirmou.
Os moderadores também debateram sobre as estratégias utilizadas no mercado, além dos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da área, a atuação e a implementação do design em empresas que já existem, mas ainda não o utilizavam. Ao fim dos trabalhos, Eisson Figueiredo deixou uma dica: “Relacionamento com o cliente é peça-chave para o sucesso, pois ninguém conhece mais do que ele o seu produto”.
O SOFTSUL!talks é um evento direcionado para empresários/empreendedores, visando compartilhar experiências e conhecimentos. Ele é mensal, sempre na última quinta-feira de cada mês.