Este foi um dos primeiros questionamentos feitos ao público de quase 30 pessoas que participaram do Workshop sobre Aceleração de Resultados para Empresas de Tecnologia, promovido pela SOFTSUL na manhã do dia 23 de janeiro. O evento contou com os professores Paulo Gerhardt e Antonio Quinteros, diretores da consultoria SOLBIZ, como facilitadores para levantar as principais dificuldades relacionadas a marketing e vendas enfrentadas pelas companhias no atual cenário econômico. “Este tema nos foi trazido pelo Conselho Empresarial da SOFTSUL como prioritário. Assim, abrimos nossa programação de capacitações e eventos de 2018 com ele. Num momento delicado da economia, colocamos ênfase no aprendizado e na troca de experiências para somarmos forças”, comentou José Antonio Antonioni, diretor presidente da entidade .
Os palestrantes enfatizaram a necessidade de mudança de mentalidade (mindset) de empresários, gestores e vendedores para permitir a melhoria dos resultados. “Não adianta apenas trocar o meio, do impresso para o digital, se continuarmos vendendo com o viés analógico. As estratégias hoje são outras. E sabemos que as empresas de TI são agentes da mudança neste mundo digital. Mas precisam também modificar as concepções de seus colaboradores”, defendeu Gerhardt.
Segundo o especialista, o exercício maior hoje é este: uma nova condução do modelo de negócios. Para isso, é preciso “vender antes de vender”, ou seja, por meio das ferramentas da era digital, despertar o desejo desse novo consumidor, engajá-lo e, somente assim, será possível fechar a venda de fato. Para isso, os professores trabalham com técnicas de neuromarketing, marketing digital, coaching de vendas, entre outros métodos e ferramentas ligados a conteúdos persuasivos, vendas e pós-venda.
Para conduzir os negócios no contexto atual de transformações aceleradas, os profissionais também devem trabalhar seu quociente de adversidade (termo criado pelo especialista em liderança Paul Stoltz). Pessoas com elevado QA entendem que todos os problemas enfrentados são limitados na profundidade e na duração. Desse modo, conseguem reagir de maneira mais rápida e eficaz. Mas para além de reagir, é preciso se antecipar e “nunca parar, não se abater com fracassos, querer progredir sempre”, frisou Gerhardt.
Já Quinteros complementou que, para não ficar sem energia para seguir em frente, os profissionais e empresários devem ter um “mantra”: não perder o foco. Por natureza, o ser humano é desfocado. Assim, para conseguir criar e seguir no foco, é preciso estabelecer um processo eficaz. Por meio de processos, os indivíduos evitam o desperdício de energia, tempo e dinheiro.
E são estes processos bem sucedidos que o Programa de Aceleração de Resultados (PAR) pretende criar. O workshop foi o primeiro passo para sensibilizar as empresas filiadas à SOFTSUL. No evento, as principais dificuldades relacionadas a marketing e vendas foram levantadas. A partir delas, o programa será delineado e apresentado em detalhes para as companhias em abril. O PAR incluirá estratégias inovadoras para as empresas de tecnologia alcançarem resultados superiores.