O ano de 2016 foi muito prejudicado pela crise política, econômica e social com impacto negativo para a economia brasileira e, por isso marcado pelas dificuldades para as empresas de todos os setores. Até mesmo no setor de TI, que via de regra apresenta boa performance mesmo nas crises, de forma geral, houve protelação de projetos, retração no faturamento e redução nas equipes de muitas empresas.
A SOFTSUL, cumprindo sua missão trabalhou firme para reduzir os efeitos desse cenário adverso e para fortalecer as empresas de TI, sempre que possível, unindo e potencializando esforços com as demais entidades parceiras, representativas desse setor.
Entre as ações realizadas pela SOFTSUL ao longo de 2016, em prol do setor de TI cabe destaque ao seu Programa de Apoio à Captação de Recursos. Foram submetidos ao BRDE, no âmbito do Programa “BRDE Inova”, vários projetos de empresas filiadas, representando cerca de R$ 15 milhões em financiamentos. Ainda, para captação de recursos não reembolsáveis foram submetidos projetos, tanto à agências nacionais como a FINEP e o BNDES, quanto a fontes internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Comissão Europeia.
No tema inovação, foi destaque no ano corrente a transformação da antiga metodologia MGPDI no novo Modelo MGPDI, que implementa as melhores práticas de Gestão da Pesquisa Desenvolvimento e Inovação nas organizações. O Modelo MGPDI é aderente à normas brasileiras e europeias relacionadas a esse tema. É um diferencial para as empresas que buscam recursos junto às agencias oficias de fomento a inovação e pode ser contratado por meio do cartão BNDES.
Também, outras ações da SOFTSUL relacionadas à capacitação, internacionalização, inteligência competitiva, fusões e aquisições, oportunidades de negócios e expansão de mercado resultaram em proveito de empresas filiadas à entidade.
Inicia um novo ano com prognósticos pouco ou nada otimistas. Ouve-se aqui e ali que a economia começa a dar sinais de recuperação; que os indicadores econômicos sinalizam melhorias e assim por diante. O fato é que, de parte de muitos empresários existe baixa expectativa com relação a uma melhoria da economia que possa resultar na retomada do crescimento das empresas. Será necessário colocar muita criatividade e energia para que 2017 seja melhor do que o ano que se encerra. E para superar os desafios, a inovação é um ingrediente importante e indispensável neste contexto. É preciso buscar novas ideias e os recursos necessários para transformá-las em projetos de impacto e em empreendimentos exitosos.
E é justamente ai que a sua entidade associativa, a SOFTSUL, pode apoiar o seu negócio. Em sintonia com as demandas e preocupações das empresas de TI, a SOFTSUL preparou um denso plano de Ação para 2017 e espera compartilhar ainda mais realizações e muitas histórias de sucesso das suas empresas filiadas. Junte-se ao quadro associativo da SOFTSUL, que recebeu 11 novas empresas filiadas em 2016, beneficie-se do que a entidade oferece e faça parte dessa comunidade diferenciada de empresas.
Aproveito para desejar a todos um abençoado e Feliz Natal e um Ano Novo repleto de oportunidades e conquistas.
José Antonio Antonioni
Diretor Presidente