Francisco Kieling Lumertz – Consultor Empresarial, Palestrante e Professor, Fundador da Selcon Consultores Associados. Executivo com mais de 20 anos de experiência atuando como consultor de negócios em empresas do setor público e privado.
1) Como você analisa o mercado de TI no Brasil?
É uma mercado segmentado e especialista em constante transformação, surgem posições e atribuições novas a todo momento, sofre forte impacto de novos profissionais com habilidades e competências melhores.
2) Quais as suas expectativas para o setor no futuro?
O céu é o limite, ruptura rápida dos modelos, velocidade e abrangência crescente.
3) Qual a sua relação com a SOFTSUL e qual a importância da Associação para o setor?
A SOFTSUL é uma entidade parceira de mais de 20 anos acompanhando-me deste a utilização da lei de informática quando Gerente de RH da PARKS, como Diretor na Construção do CEITEC, como Diretor da FEDERASUL na câmara de tecnologia, e na minha empresa atual SELCON, extensivo na agregação de valores aos meus clientes. A SOFTSUL como centro de pesquisa conecta com tendências de mercado, pois atua em missões e feiras internacionais bem como possui habilidade para produzir projetos de inovação disponíveis como fundos de incentivos que desenvolvem o setor.
4) Como está a procura das empresas de TI por profissionais especializados? Quais as competências que, na sua opinião, os jovens mais precisam desenvolver para poder atuar neste mercado?
O mercado precisa ser entendido como mundial, pois facilmente pode se trabalhar numa empresa de outro país remotamente e posições normalmente são estáveis e por projetos, busca-se um profissional disciplinado, disponível, com capacidade de auto aprendizado. Dentro das competências a atitude pró ativa, intensa e focada são as mais preferidas.
5) Diante do atual cenário econômico, as micro empresas e startups precisam se adaptar para reduzir custos e manter uma operação viável em locais menores e com equipes mais enxutas. Qual a sua dica para que se mantenha a produtividade no ambiente de trabalho?
Dividir as tarefas por momentos: ex.: hora dos contatos, hora do desenvolvimento, hora do lazer guardando espaço para o dinamismo e o improviso. Meditação se faz necessária para lidar com o turbilhão de emoções e para alcançar os resultados a que somos desafiados.