A Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) é vital para o fortalecimento das capacidades de inovação nas organizações. Nesse contexto, o Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) se apresenta como uma referência estruturada, agregando processos e melhores práticas para guiar as entidades rumo à inovação contínua e eficaz.
A Equipe Técnica do Modelo (ETM-MGPDI), formada por um seleto grupo de especialistas com vasta experiência na melhoria de processos e na gestão de PD&I, está sob a coordenação de Rodrigo Quites Reis, da UFPA, e a vice-coordenação de Rosane Melchionna, da SOFTSUL. Este grupo é responsável por iniciativas fundamentais, como a criação e aprimoramento do Modelo de Referência (MR-MGPDI), do Modelo de Avaliação (MA-MGPDI) e seus respectivos guias. Além disso, a ETM se dedica à capacitação de profissionais nas práticas do MGPDI por meio de cursos, provas e workshops.
O ano de 2025 promete ser um marco para a ETM, conforme destaca Kival Weber, Coordenador Executivo do MGPDI. O principal desafio será a atualização dos três Guias do MGPDI: Guia Geral, Guia de Implementação e Guia de Avaliação. Essa atualização visa integrar novas tecnologias, em particular a inteligência artificial generativa, aos métodos já consolidados no modelo. A adequação às Normas Internacionais ISO 56002:2019 e ISO 56001:2024, que tratam, respectivamente, do Sistema de Gestão da Inovação e de seus requisitos, também está entre as prioridades.
A ETM é composta por 12 destacados profissionais de diversas instituições, todos comprometidos em contribuir com a implementação e avaliação do MGPDI em empresas de diferentes tamanhos e setores econômicos. Com a colaboração desse time altamente qualificado, o MGPDI busca não apenas acompanhar a evolução do cenário tecnológico, mas também liderar a inovação em todos os níveis organizacionais.
A combinação de governança robusta e práticas inovadoras posiciona o MGPDI como um pilar essencial para as organizações que almejam impulsionar seus esforços em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Informações completas sobre o MGPDI da SOFTSUL e da ETM são encontradas no site (https://mgpdi.softsul.org.br e https://mgpdi.softsul.org.br/equipe-tecnica-modelo/) .