Em 12/12/2024 foi concluída a avaliação on-line dos PROCESSOS DE INOVAÇÃO, no Perfil 1 – Processos Executados do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, na empresa EKILIBRE AMAZÔNIA LTDA, CNPJ 26.071.939/0001-30, na sua unidade organizacional (UO) Ekilibre Amazônia – Santarém, em Santarém-PA. Esta avaliação tem prazo de validade até 11/12/2027 e estão previstos dois acompanhamentos anuais, um em 2025 e outro em 2026. A patrocinadora da avaliação foi Maria José de Freitas – Responsável Técnica e Sócia da Ekilibre.
Uma empresa de Alter do Chão, distrito do município de Santarém-PA localizado às margens do Rio Tapajós, que fabrica cosméticos e produtos de higiene pessoal a partir de ervas, raízes, frutas e frutos conhecidos dos povos da floresta, há gerações. Comunidades e cooperativas formadas por ribeirinhos assentados são os fornecedores do empreendimento.
A Ekilibre Amazônia faz parte do grupo de empresas que visa conquistar o “Selo Guamá de Gestão da Inovação, baseado no MGPDI”, no Projeto ACES TAPAJÓS – CENTRO DE INOVAÇÂO EM SANTARÉM, com apoio da SECTET – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará ao PCT Guamá – Parque de Ciência e Tecnologia Guamá de Belém-PA, no âmbito do Contrato de Gestão nº 001/2015.
A equipe de avaliação MGPDI foi formada pelo avaliador líder Renato Ferraz Machado e pela avaliadora adjunta Maria Elena Querido, ambos da QualityFocus, credenciados pela SOFTSUL MGPDI, e pela avaliadora interna Maila Schultz Arisi, da Ekilibre.
Seguindo o Modelo de Avaliação MA-MGPDI, descrito no Guia de Avaliação: Mar2023, a equipe de avaliação concluiu que a UO atendeu aos requisitos de processos e capacidade do Modelo de Referência MR-MGPDI, descrito no Guia Geral MGPDI: Mar2023, no Perfil 1 – Processos Executados.
Segundo a patrocinadora da avaliação Maria José de Freitas – Responsável Técnica e Sócia da empresa: “Conquistar o Perfil 1 do MGPDI representa um marco para nossa empresa, evidenciando o compromisso em estruturar a inovação de maneira organizada e estratégica. Essa conquista nos proporcionou maior competitividade no mercado ao alinhar processos internos com padrões internacionais de gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além disso, a organização dos processos trouxe melhorias significativas na eficiência interna, fortalecendo a colaboração entre equipes e garantindo maior clareza na execução de projetos. A centralização de registros em um local único tornou os trabalhos mais ágeis e facilitou a nossa comunicação com a equipe, aumentando a visibilidade e confiança nas nossas iniciativas inovadoras. Esse é um passo importante para consolidar nossa posição no mercado e impulsionar a inovação contínua em nossa organização. Agradecemos imensamente a Fundação Guamá e a SOFTSUL pela avaliação e parceria”.
Segundo o avaliador líder Renato Ferraz Machado: “Com produtos inovadores e naturais extraídos da floresta amazônica de forma sustentável, a Ekilibre é uma empresa especial e acima de tudo inovadora, na forma de produzir seus produtos sempre com muito respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade. Foi muito gratificante fazer parte da equipe de avaliação do Perfil 1 do MGPDI na Ekilibre e ver este modelo de melhoria de processos ser aplicado no dia a dia da empresa. Parabéns à toda equipe da Ekilibre por essa importante conquista”.
Mais informações sobre o MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas organizações no sítio Web www.mgpdi.org.br