Foto: Vitor Rosa / Secom – RS
O pôr-do-sol às margens do Guaíba compôs o cenário do lançamento do South Summit Brazil (SSB) 2025, realizado nesta quarta-feira, 30, no Vista do Pontal – zona sul de Porto Alegre. A quarta edição do evento acontecerá de 09 a 11 de abril de 2025, no Cais Mauá, e sua programação reforçará a discussão sobre resiliência climática e reconstrução urbana.
As falas de José Renato Hopf, Thiago Ribeiro e Wagner Lopes, presidente, CEO e COO do SSB, evidenciaram o propósito do evento de transformar a experiência vivida durante as enchentes de maio em aprendizado. Para o próximo ano, o tema central do evento é Beyond Resilience (além da resiliência, em português).
“O evento vai estar absolutamente conectado com o momento e as necessidades do Estado que há três anos recebe o South Summit Brazil. É por isso que a gente vai ter como tagline da programação de conteúdo o tema da resiliência. A nossa tagline é Beyond Resilience justamente porque a gente olha para o local, mas a partir de uma perspectiva global. Com palestrantes internacionais, com grandes especialistas em resiliência do mundo inteiro, a gente vai olhar para esse momento tão importante que o nosso Estado tem passado”, anunciou Wagner.
Essa programação será organizada em cinco blocos: sustainability, digitalization, ecosystem, social shift e the edge, e , entre os nomes já confirmados para a próxima edição do SSB estão: Thaddeus Pawlowski, diretor do Centro para Cidades e Paisagens Resilientes da Universidade de Columbia; Saeeda Ahmed, empreendedora social britânica e fundadora da Sustainable Cities Global; Pedro Mac Dowell, fundador e CEO da QITech; Cristina Arcangeli, CEO Group Arcangeli; Grazi Mendes, diretora LATAM de Diversidade, Equidade e Inclusão na Thoughtworks; Guibert Englebienne, co-founder e presidente LATAM da Globant.
O lançamento reuniu cerca de 400 convidados, entre os quais o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito da capital, Sebastião Melo, além de outras autoridades, empresários e integrantes do ecossistema de inovação gaúcho. A espanhola Maria Benjumea, fundadora do South Summit, participou da cerimônia por vídeo. Em sua fala, ressaltou o Cais Mauá como um espaço icônico para a cidade e para o evento, uma vez que o local que foi revitalizado para receber a primeira edição do SSB.
O poder público local também destacou a importância do evento para o Estado e sua capital. “Este evento está no centro da estratégia de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. O South Summit Brazil é muito mais que um evento, é um ponto de atração de várias outras estratégias que desenvolvemos no Estado, na conexão com o ecossistema de inovação, na parceria com as universidades, as empresas e as startups, na presença do poder público de todos os municípios, e da sociedade civil”, declarou Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS.
No lançamento, a transformação social foi um dos pontos destacados como relevantes ao SSB. “Não existe inovação sem transformação social”, enfatizou Lisiane Lemos, secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade. Ela apresentou algumas ações sociais do SSB, entre as quais estão aquelas voltadas a estudantes de escolas públicas, como a destinação de ingressos gratuitos a esse público, o NextGen, evento que leva speakers ao Araújo Vianna para palestras exclusivas a alunos da rede pública, e o Hackatchê, um hackathon viabilizado em parceria com o Tecnopuc.
Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, é, também presidente do conselho de honra do South Summit Brazil. No lançamento, ele destacou a importância do evento como ponto de encontro do ecossistema de inovação gaúcho. Além de Audy, outras pessoas da comunidade Tecnopuc prestigiaram o lançamento do South Summit Brazil, que, ao longo de todo o ano, é planejado em um dos prédios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, onde ficam os empreendimentos do Grupo Four, liderado por José Renato Hopf.
Startup Competition
Estão abertas, até 20 de dezembro, as inscrições para a competição de startups do South Summit Brazil 2025. As participantes têm a oportunidade de criar conexão com investidores e experts de mercado, aprender e se inspirar com a competição, além de ganhar visibilidade.
A novidade deste ano é o Startup Program, uma jornada de desenvolvimento com mentorias, eventos e networking durante os meses que antecedem o South Summit Brazil.
Clique aqui para inscrever sua startup.
Foto: Divulgação South Summit Brazil
Fonte: TECNOPUC