Os Resultados da Pesquisa sobre Gestão da Inovação foram apresentados no Encontros MGPDI

O Encontro MGPDI de 27/agosto reuniu especialistas no campo da inovação e gestão estratégica para discutir os Resultados da Pesquisa de Inovação do IBGE (PINTEC). O evento, moderado por Kival Weber, coordenador executivo do MGPDI, contou com a presença de dois reconhecidos especialistas: Mariano Macedo, professor da UFPR e consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá.

Durante o encontro, Mariano Macedo apresentou uma análise dos dados coletados pela pesquisa PINTEC 2017, que ocorre a cada três anos desde 2003, direcionada a empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas. Ele destacou a importância da metodologia da pesquisa, que se baseia nos princípios do Manual de Oslo (2005). Em sua opinião, essa abordagem permite uma comparação eficaz entre os diferentes ciclos de inovação no Brasil, abordando 4 tipos de inovação como produtos, processos, organizacionais e de marketing. A nova PINTEC, a ser realizada em 2025, terá por base a edição do Manual de Oslo de 2018, que especifica somente 2 tipos de inovação: inovações de produto e de processos de negócios. Apresentou também os indicadores da PINTEC Semestral, realizada, em 2022, pelo IBGE, em parceria com a ABDI e a UFRJ, relativos ao grau de digitalização no ambiente empresarial de empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas.

Os dados revelaram que, apesar do aumento das inovações em determinados setores, o Brasil enfrenta um cenário desafiador em relação à taxa de inovação, que apresentou tendência de queda desde 2014. 

Macedo ressaltou que o contexto econômico adverso e a retração da economia têm um impacto direto na capacidade das empresas brasileiras de inovar, resultando em taxas de inovação que variam consideravelmente entre diferentes regiões do país, com destaque para a elevada taxa de inovação na indústria do Amazonas, que alcança 46%.

Rodrigo Quites Reis, por sua vez, focou na relação entre inovação e digitalização, abordando a importância das tecnologias digitais na transformação dos negócios. Ele ressaltou a integração da Inteligência Artificial nas operações empresariais como um facilitador para aumentar a eficiência e promover a inovação. Quites ressaltou que a adoção dessas tecnologias, no entanto, não é isenta de desafios, como o alto custo das soluções tecnológicas e a resistência à mudança organizacional.

O MGPDI, segundo o especialista, oferece uma estrutura que pode ser utilizada para sistematizar a gestão da inovação. Durante a apresentação, foram mencionados os 11 processos fundamentais que habilitam a inovação, desde a gestão de ideias até a proteção da propriedade intelectual. Este modelo é considerado uma referência para empresas de diferentes setores, incluindo alimentos e tecnologia da informação, como demonstrado na prática por grupos de empresas no Estado do Pará.

A inovação, como ressaltado, não se limita apenas à aquisição de novas tecnologias ou equipamentos, mas envolve um processo contínuo e sistemático que responde às demandas e às condições de mercado. A interligação entre cultura organizacional e o sucesso na implementação de práticas inovadoras é fundamental. A resistência à mudança dentro das empresas pode ser um dos maiores obstáculos, e a criação de uma equipe dedicada e o desenvolvimento de uma mentalidade voltada para inovação são componentes essenciais para se manter competitivo.

Outro ponto importante discutido foi o papel do ambiente de inovação e dos aceleradores de empresas como motores para a transformação no Brasil. As empresas que se inserem nesses ambientes tendem a ser mais inovadoras, servindo como locomotivas na busca por um desenvolvimento mais acelerado. O Webinar está disponível no Canal Youtube SOFTSUL: https://youtu.be/62dJV3iU_ms  

O próximo Webinar da série Encontros MGPDI trará os cases das empresas  Amazon Rhira e Paladar Amazônico, que implementaram o MGPDI e obtiveram o Selo Guamá de Inovação. O evento será no dia 24 de setembro, das 17h às 18 horas, tendo como debatedores, Tatiana Yamamoto, CEO da Amazon Rhira e Antônio Cruz, CEO e sócio proprietário da Paladar Amazônico. O Moderador será Anderson Costa da Universidade do Estado do Pará e integrante da Equipe Técnica do modelo MGPDI. Inscrições gratuitas AQUI

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