Encontros MGPDI de maio tratou da alta administração e gestão da inovação das organizações

O Encontros MGPDI: Webinar “Importância da Alta Administração das Organizações na Gestão da Inovação”, realizado em 28/maio/24, contou com a participação de Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi, Reitor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e José Antônio Antonioni, Presidente da SOFTSUL. A moderação do Webinar ficou por conta de Kival Weber, Coordenador Executivo do  MGPDI.

Guilherme Lorenzi mencionou em sua apresentação, a criação do ITA e como a inovação esteve presente nos 74 anos de existência do Instituto, discorrendo sobre a importância da contribuição internacional dos primeiros reitores, as parcerias desenvolvidas em relação ao ensino e à pesquisa no ITA e as principais cooperações em nível de pós-graduação e pesquisa.

O Instituto teve relevante colaboração internacional para a definição do modelo educacional e a gestão inicial da Escola teve base em referencias de excelência (Massachusetts Institute of Technology – MIT).

Segundo Lorenzi, o ITA desde a sua criação teve uma vertente de inovação, com o projeto inovador para o desenvolvimento de um complexo científico-tecnológico de aeronáutica, com a integração de instalação para ensino e pesquisa. Também foram realizadas parcerias internacionais, visando o desenvolvimento dos cursos de graduação, pós-graduação e de acordos de dupla titulação. Outro exemplo de inovação mencionado foi a exploração espacial e projetos de CT&I: atualmente o ITA já produz satélites.

Recentemente, foi criado o novo campus do ITA, em Fortaleza, com a implantação dos Cursos de Engenharia de Sistemas, de Energias e de Bioengenharia, consolidando o ecossistema acadêmico-industrial-governamental.

Finalizando a apresentação, com uma visão do futuro, Lorenzi comentou que o ITA pretende continuar sendo protagonista nos próximos 75 anos, em Ciência, Tecnologia, Ensino e Pesquisa, tanto em âmbito nacional como em âmbito mundial.

José Antonioni Antonioni abordou em sua apresentação dois tópicos importantes sobre o papel da alta administração em organizações inovadoras e os processos MGPDI que envolvem e demandam a alta administração visando alcançar os resultados esperados na implementação das melhores práticas de gestão da PD&I em suas indústrias, empresas e organizações.

Segundo Antonioni, deve-se estabelecer a inovação como estratégia do negócio e alinhá-la aos objetivos da organização, assim como, fomentar a criação de uma cultura de inovação na organização.

Cabe a alta administração das organizações estabelecer metas, monitorar e avaliar os processos da inovação, assim como inspirar a formação de lideres da inovação, conforme as estratégias empresariais, e por fim, estabelecer uma política de propriedade intelectual para agregar resultados ao ativo da organização.

No segundo tópico da apresentação, Antonioni  mencionou as atribuições que estão contempladas em 5 dos 11 processos habilitadores da inovação do MGPDI que mais envolvem e demandam a Alta Administração nas organizações. Foram destacados os objetivos e os benefícios da implementação de cada processo: GOV-Governança da Inovação; INO – Gestão da Inovação; IND – Indicadores da Inovação; COL – Gestão da Colaboração; PIN – Gestão da Propriedade Intelectual.

Informações completas sobre o MGPDI da SOFTSUL são encontradas no site (https://mgpdi.softsul.org.br).

O Webinar está disponível no link do Canal Youtube SOFTSUL: https://youtu.be/osZXhZz1EkA

O próximo Encontros MGPDI será no dia 24/junho/24 com o Webinar: Educação e Cidadania: impulsionadores da inovação na sociedade digital, com a participação de Maria Alexandra Cunha, da Escola de Administração da FGV de São Paulo e Cristina Filipack Machado, avaliadora da QualityFocus, de Curitiba-PA. Inscrições gratuitas AQUI.

× Fale conosco