No Encontros MGPDI, o Webinar de abril apresentou um case de sucesso da implantação do MGPDI na empresa JAMBU Tecnologia que conquistou o Selo Guamá de Gestão da Inovação baseado no MGPDI.
O Selo Guamá foi criado com o objetivo de atender startups do estado do Pará, selecionadas para receber capacitação e mentoring em uma metodologia ágil para gestão da inovação, tendo o seu desempenho avaliado por meio de uma certificação no Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) da SOFTSUL. O Selo é da Fundação Guamá e conta com o apoio da FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) em parceria com a SOFTSUL.
Participaram como debatedores deste Webinar, Marcelo Rocha de Sá, CEO da Jambu Tecnologia e Jambu Labs Software Studio e Cristina Ângela Filipak Machado, Consultora em Melhoria de Processos da Qualityfocus e avaliadora líder do MPS e MGPDI. Anderson Costa, professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) foi o moderador do evento.
Marcelo Rocha de Sá, falou sobre a Jambu Tecnologia, uma empresa paraense de pequeno porte com 28 anos de atuação em desenvolvimento de software e possui certificações CMMI-Dev e MPS.BR. A empresa participou no ano de 2023 da implementação de modelos de maturidade de software através do MGPDI, obtendo a aprovação na avaliação do modelo, em outubro de 2023.
Segundo Marcelo, o MGPDI trouxe uma perspectiva mais ampla, apresentando entendimentos e critérios da melhor forma de conexão da empresa com o mercado de TIC. Enfim, na sua apresentação, Marcelo mencionou os motivos que a empresa buscou com a Certificação MGPDI, as mudanças que ocorreram na empresa e os planos futuros incentivados pelo Modelo, impulsionando a inovação na organização. Por fim, foi mencionada a jornada da empresa Jambu Tecnologia na busca da Certificação do Selo Guamá de Inovação baseado nos processos ágeis.
A seguir, Cristina Ângela Filipak Machado abordou o Modelo como alavanca para a cultura da inovação e a forma de como priorizar a inovação na organização de forma simples e ágil.
Falou sobre a implantação das práticas do MGPDI nas empresas que são trabalhados através do conjunto de processos dos três Perfis I, II e III, da viabilidade, da importância, dos benefícios e dos resultados esperados. Cristina destacou a importância de criar um ambiente favorável para atrair investimentos e parceiros que possam colaborar na abertura de novos mercados.
Cristina também destacou que o MGPDI é um modelo de referência que reúne um conjunto de processos e melhores práticas criado para promover a inovação e melhorar continuamente os processos para a gestão da PDI nas organizações. O MGPDI se aplica a empresas de qualquer atividade econômica e de qualquer tamanho.
Cristina Filipak Machado é cocriadora do modelo e método de avaliação do MGPDI – Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e do MPS.BR (Modelo de Referência de Melhoria de Processos de Software Brasileiro).
O Webinar está disponível no link do Canal Youtube SOFTSUL: https://youtu.be/tCAscQIBfqg
O próximo Encontros MGPDI será no dia 28/maio/2024 (3ª feira, das 17-18h): Webinar “Importância da Alta Administração das Organizações na Gestão da Inovação”, tendo como Debatedores: Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi/ Reitor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e José Antônio Antonioni/ Presidente da SOFTSUL. A moderação será feita por Kival Weber/Coordenador Executivo do MGPDI.