Com o objetivo de abrir oportunidades de negócios e fomentar a internacionalização das empresas nacionais para a Europa, o Brasil estará presente pelo 13° ano consecutivo no MWC 2024. O evento mais influente do mundo para a indústria de conectividade foi realizado em Barcelona, na Espanha, de 26 a 29 de fevereiro.
A iniciativa faz parte das ações do Brasil IT+, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Softex. Este ano, a participação nacional conta com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.
“Por ser multifacetado, abrangendo todos os segmentos e todo o ecossistema que orbita em torno da conectividade, o MWC é um importante fórum para realização de negócios e para a discussão das novas tecnologias que irão moldar o futuro da indústria. Nossa expectativa é de que o MWC24 gere cerca de US$ 10 milhões em negócios para a nossa delegação”, destaca Jéssica Dias, líder de Projetos Internacionais na Softex.
Apresentarão as suas soluções no pavilhão Brasil IT+ (Hall 1 estande 1C50): Agile Inc, Argotechno, BR.Digital, bycoders, CI&T, Click Alert, Diagnext.com, Espresso Labs, Evo Systems, Fenix DFA, iblue Consulting, Instituto Iracema, KnowCode, LinkedBy, Nextage, Positivo, Pulsus, Stefanini, Urgent Care, Venko Networks e W5.
Jéssica Dias ressalta que 60% das empresas brasileiras já participaram da edição anterior do evento. “Essa presença continua é importante para fortalecer o relacionamento com o público e para promover a consolidação de marca no MWC”, explica, acrescentando que reuniões de negócios já estão pré-agendadas com representantes da Ericsson, Qualcomm, Huawei, Nokia e Cisco e também com delegações da Espanha, Catalunha, Canadá, França e Holanda.
É o caso da veterana Pulsus, que marcou presença nas edições de 2019, 2022 e 2023. “Atendemos milhares de clientes em 14 países e nossa presença constante no MWC é uma forma de nos mantermos posicionados entre os líderes do mercado. Este ano, apresentaremos a recém-lançada Jornada da Mobilidade Corporativa, que acompanha cada etapa do crescimento das empresas com suas respectivas necessidades”, explica Vinícius Boemeke, CEO da Pulsus.
Depois de participar do MWC em 2028 e 2019, a Linedby, desenvolvedora de soluções de otimização e rentabilidade, retorna a Barcelona para apresentar sua plataforma PedAlgo, que aplica Inteligência Artificial e algoritmos potentes para recomendação de pedidos completos na comercialização B2B.
“Iniciamos nossa jornada de internacionalização em 2012. Ela permite que a empresa alcance novos mercados e parceiros estratégicos, ampliando sua base de clientes e oportunidades de negócios, diversificando as fontes de receita e reduzindo a dependência de um único mercado. Além disso, o acesso a talentos globais proporciona diversidade de pensamento, inovação e uma abordagem mais holística na resolução de problemas. Além da Espanha, temos como mercados-alvo Portugal, Chile, México e Canadá, países que têm se mostrado mais receptivos às empresas brasileiras”, comenta Douglas da Silva Bermeijo, CEO Grupo LinkedBy.
Já a Expresso Labs, especializada no desenvolvimento de produtos digitais, faz sua estreia no MWC. “Para nós, a internacionalização é uma forma de expandir nossa base de clientes, garantir a sustentabilidade de nosso negócio e diluir o risco do mercado brasileiro. Já contamos com clientes na Bélgica, Espanha e Reino Unido e, portanto, temos experiência em atuar em diversos países com diferentes culturas. A Europa é nosso principal mercado-alvo e o evento, pelo seu perfil, é uma plataforma importante para identificarmos potenciais sinergias com fornecedores e clientes europeus”, analisa Thiago Yukio, CTO da Expresso Labs.
No ano passado, o MWC recebeu 2.400 expositores e mais de 88.500 visitantes de 202 países.
Brasil IT+ no MWC 2024
Data: 26 a 29 de fevereiro
Local: Fira Gran Via – Av. Joan Carlos I, 64 – Barcelona – Estande: Hall 1 estande 1C50
Por Karen Kornilovicz
Agência Softex
Fonte: Softex