O User Experience (Experiência do Usuário) é um dos diferenciais estratégicos de produtos e serviços de TI. Atualmente, ferramentas como WhatsApp, Netflix e Spotify se estabeleceram rapidamente como líderes de mercado, por entenderem as expectativas dos usuários, entregando uma experiência fluida e assertiva.
Para debater como colocar em prática o User Experiente, a SOFTSUL promoveu na última quinta-feira (26) a 3ª edição do happy hour SOFTSUL!talks, no Dado Pub Moinhos. A moderação do evento foi feita pela diretora da Hypervisual, empresa pioneira no Brasil em design de interação, Letícia Polydoro. Segundo o presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, “o encontro visa disseminar informações e troca de experiências e conhecimentos entre as empresas, proporcionando a estas a possibilidade de repensarem práticas e processos”.
O User Experience (UX) visa facilitar a relação do consumidor com a interface. Nesta linha, Letícia falou sobre a importância de se pensar primeiro no usuário e não no produto, pois existem aspectos de interface que são tão importantes quanto a tecnologia. Segundo ela, é necessário responder e ter acesso ao feedback do cliente, tendo a percepção do seu nível de satisfação. Após isso, será possível conhecer melhor o público e desenvolver projetos e sistemas mais eficazes.
O encontro também debateu a necessidade de as empresas terem uma atenção especial ao design de experiência, podendo assim equacionar o visual com o processo de construção do produto. “Muitos sistemas são complexos e não impactam o cliente. Criar um sistema fácil e com interface simples é o ideal, mas também é um desafio”, afirmou Leticia, que também comentou sobre a diferença entre o User Experience (UX) e a Inteligência Artificial (IA). “São coisas bem distintas, mas a grande diferença é que a IA foca mais na parte estética”, completou.
O SOFTSUL!talks acontece sempre na quarta quinta-feira de cada mês, das 17h 30min às 18h30min. A próxima edição está marcada para o dia 24 de maio.