Softex

O Sistema SOFTEX é uma rede dedicada ao apoio às empresas da indústria brasileira de software e serviços, baseada nas diretrizes do Programa SOFTEX. O sistema tem abrangência nacional e é composto por:

Sociedade SOFTEX – Criada em 1996, a Sociedade SOFTEX é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo é executar, promover, fomentar e apoiar atividades de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico de geração e transferência de tecnologias e notadamente de promoção do capital humano, através da educação, cultura e treinamento apropriados, de natureza técnica e mercadológica em tecnologia de software e suas aplicações, com ênfase no mercado externo, visando o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, através da inserção do país na economia mundial. A Sociedade SOFTEX é, desde sua criação, a gestora do Programa Para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – o Programa SOFTEX –, um programa prioritário do MCT para fins de aplicação dos incentivos da Lei 8248, a chamada Lei de Informática. Trata-se de uma sociedade civil de interesse público (OSCIP), sediada em Campinas, SP. A Sociedade SOFTEX reúne 22 agentes regionais em todo o país.

Agentes regionais – os agentes são os braços operacionais do Sistema SOFTEX. Eles prestam apoio consultivo e operacional às empresas desenvolvedoras de software em todo o Brasil, atuando em articulação com iniciativa privada, governos estaduais e municipais, universidades e instituições de fomento e financiamento. Em alinhamento com a diversidade inerente ao país, os agentes SOFTEX estão organizados sob diversas estruturas como associações de empresas, institutos de pesquisa e incubadoras de tecnologia. Com entornos privilegiados – universidades, centros de pesquisa, parques tecnológicos, pólos industriais – e notável capacidade de articular parcerias, os agentes oferecem vários produtos e serviços orientados para o desenvolvimento da indústria brasileira de software. Essa oferta é definida por cada agente de acordo com as necessidades de cada região e sempre com foco em capacitação, investimentos e apoio a empreendedores. O Sistema SOFTEX conta com 22 agentes regionais, distribuídos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, estando as empresas associadas do Sistema SOFTEX ligadas aos Agentes. Conheça a localização dos agentes na subseção Pólos, Parques e Arranjos Produtivos Locais (APLs). Consulte a lista completa e atualizada de agentes no portal SOFTEX www.softex.br .

A oferta SOFTEX. Seja através dos agentes regionais, seja através da própria Sociedade SOFTEX, o Sistema SOFTEX oferece às empresas brasileiras de software e serviços apoio em ações relacionadas a financiamento, empreendedorismo, disseminação de melhores práticas e certificação, oportunidades de negócios, participação em eventos nacionais e internacionais, capacitação empresarial, planos de negócios, assessorias e consultorias e estudos de mercados, entre outras competências.

Parcerias. O Sistema SOFTEX reúne diversos parceiros institucionais que prestam apoio operacional, financiamento e capacitação para os agentes e empresas associadas, incluindo APEX, ASSESPRO, BID, BNDES, CNPq, FINEP, MCT/Sepin e Sebrae.