Recursos Financeiros

Por meio do Programa Estruturante “Recursos Financeiros para Empresas e Projetos” a SOFTSUL oferece apoio à obtenção de recursos para financiar o investimento das empresas de TIC nos seus esforços de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, atendendo tanto a empresas estabelecidas quanto a starups. Estes recursos podem ter origem em Linhas de Financiamento específicas negociadas com agentes financeiros e agências de fomento oficiais, subvenção econômica, aproximação das empresas ao Capital Empreendedor, Incentivos Fiscais, projetos no âmbito dos Fundos Setoriais ou mesmo outros tipos de parcerias e alianças estratégicas.

 

Principais Fontes de Financiamento

FINEP – Recursos Reembolsáveis

Linha Inovacred

O objetivo do Programa INOVACRED é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. Esse apoio será concedido de forma descentralizada, por meio de agentes financeiros, que atuarão em seus respectivos estados ou regiões, assumindo o risco das operações.

FINEP – Subvenção Econômica à Inovação

Os Recursos disponibilizados nesta modalidade são através de chamada pública. Seu objetivo é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.

A modalidade de apoio financeiro permite a aplicação de recursos públicos não-reembolsáveis diretamente em empresas, para compartilhar com elas os custos e riscos inerentes a tais atividades.

FINEP – Fundos Setoriasi (FNDCT)

Recursos vinculados a FINEP, que são disponibilizados por Chamadas Públicas. Apoio financeiro concedido a instituições públicas ou organizações privadas sem fins lucrativos para:
• Realização de projeto de pesquisa científica ou tecnológica ou de inovação;
• Realização de estudos ou de eventos e seminários voltados ao intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores.

O financiamento é concedido pela FINEP por meio de um convênio celebrado com a organização proponente, no qual são especificados os objetivos, os resultados esperados, o plano de trabalho, os indicadores de desempenho, o cronograma de desembolso, o prazo de apresentação do relatório técnico e da prestação de contas.

BNDES– Recursos Reembolsáveis

Linha Prosoft Empresa

Contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional de software e serviços correlatos, de forma a:
• ampliar significativamente a participação das empresas nacionais no mercado interno;
• promover o crescimento de suas exportações;
• fortalecer o processo de P&D e inovação no setor de software;
• promover o crescimento e a internacionalização das empresas nacionais de software e serviços correlatos;
• promover a difusão e a crescente utilização do software nacional por todas as empresas sediadas no Brasil e no exterior;
• fomentar a melhoria da qualidade e a certificação de produtos e processos associados ao software;
São financiáveis os investimentos e os planos de negócios de empresas sediadas no Brasil, a comercialização no mercado interno e as exportações de softwares e serviços correlatos.

Linha MPME Inovadora

Objetiva aumentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), financiando os investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação, contemplando ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e/ou processos, além do aprimoramento de suas competências, estrutura e conhecimentos técnicos.