Workshop Dados Abertos

Carregando mapa ....

Objetivos:

  • Dar uma maior amplitude ao tema Open Data, tornando público que os Bancos de Dados Abertos podem ser disponibilizados para o desenvolvimento de soluções das empresas do setor de TI do município de Porto Alegre e do Estado do RS.
  • Divulgar a aplicabilidade dos Bancos de Dados Abertos que podem ser utilizados, reutilizados, analisados e compartilhados, visando maiores e melhores resultados no mercado de software, com reflexos para sociedade.

Público alvo: somente para as empresas de TI filiadas à SOFTSUL e associadas à ASSESPRO-RS.

Temas a serem abordados no painel:

  • PROCEMPA –  ‘Política de Dados Abertos da Prefeitura de Porto Alegre e oportunidades para os empresários locais’.
    A Política de Dados Abertos da Prefeitura de Porto Alegre tem por objetivo dar amplo acesso e transparência às bases de dados e informações sob a guarda da Administração Municipal. Espera-se que o uso dessas bases por diferentes agentes da sociedade, possa produzir pesquisas, novos produtos e serviços de informação, no conceito de Multi-Stakeholders Initiatives. Nesse encontro, queremos apresentar aos empresários de TIC da Capital o acervo existente na PMPA, as iniciativas já tomadas e em andamento, conhecer necessidades e expectativas, e identificar oportunidades de possíveis parcerias, de forma a tornar essa política mais efetiva para a construção de uma cidade melhor.
  • PROCERGS – ‘Dados abertos como instrumento de colaboração cidadã e fomento ao empreendedorismo e inovação’.
    O cidadão digital, em um mundo em rede, desafia os governos a entregar serviços que gerem experiências que atendam às suas necessidades, bem como, possibilitem o seu empoderamento. Conveniência, agilidade e simplicidade passam a ser considerados atributos imprescindíveis nos serviços públicos digitais. Contudo, o serviço ofertado ainda está aquém do esperado. Ultrapassar os desafios impostos aos governos para atrair os cidadãos conectados na sociedade em rede não é tarefa fácil. Assim, a transparência, por meio dos dados abertos, se apresenta como uma importante ferramenta de colaboração e cocriação com atores externos ao governo, cujos resultados permitem novas soluções disponibilizadas pela sociedade, bem como, fomento ao empreendedorismo dentro do ecossistema de inovação.

Painelistas:

  • Paulo Miranda, Presidente da PROCEMPA.
  • Karen Maria Gross Lopes, Gerente de Relacionamento com o Cliente da PROCERGS. Doutoranda e Mestre em Administração em Negócios da PUC – RS, no tema serviços digitais ao cidadão. MBA em Gestão Estratégica pela ESPM. Especialista em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS. Especialista em Administração da Tecnologia da Informação pela UNISINOS.

Inscrições: gratuitas – Clique AQUI

Promoção conjunta: SOFTSUL e ASSESPRO-RS

 

Data / Hora

14/08/2018
14:00 - 18:00

Localização

Auditório da Procempa