Cursos de Especialização | Curso de Especialização em Internet das Coisas

O Instituto de Informática da UFRGS, através de seu Programa de Pós-graduação em Computação (PPGC), vem há anos oferecendo cursos de Especialização latu sensu com o objetivo de propiciar uma atualização profissional em áreas fortemente relacionadas à inovação e às novas tecnologias. Dentro desse contexto, a partir do primeiro semestre de 2019, será oferecido o Curso de Especialização em Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

INSCRIÇÕES ABERTAS

CONFIRA O EDITAL AQUI

O curso fornece uma visão geral do paradigma Internet das Coisas abordando desde a parte de sensores e atuadores até a integração, processamento e análise de dados obtidos por esses sensores. Durante o curso serão abordados aspectos de comunicação de dados, redes sem fio, protocolos orientados a IoT, questões de segurança, sistemas embarcados, plataformas e middlewares para IoT, computação em nuvem, bancos de dados, noções de bigdata e aprendizado de máquinas, necessários ao ecossistema de soluções IoT. As diferentes disciplinas oferecerão o embasamento teórico e prático para que o participante compreenda e atue em projetos baseados em Internet das Coisas de diferentes portes.

Além desses aspectos técnicos, há outros que são relevantes, como aqueles relacionados à criação de novos negócios, a cultura de inovação e empreendedorismo, a introdução do método científico para análise de problemas, assim como questões legais da segurança da informação e marcos regulatórios, como privacidade e proteção de dados. Por isso, esse curso se propõe, no elenco de suas disciplinas, a abordar tópicos relacionados a área de Direito, do empreendedorismo e inovação.

As inscrições podem ser feitas através deste link.

Público-alvo:

Profissionais com formação superior (graduação) em cursos relacionados às áreas de informática, de computação, de engenharia ou com experiência na área de Tecnologia da Informação (TI), líderes de equipes de inteligência de negócio, consultores autônomos e empreendedores que buscam capacitação para atuarem na especificação, desenvolvimento, acompanhamento e integração de projetos e da criação de novos negócios na área de Internet das Coisas.

Mais informações AQUI

× Fale conosco