Centro Tecnológico – CTEC

SOBRE O CENTRO TECNOLÓGICO

SOFTSUL é um ICT

A SOFTSUL, criada em 30 de novembro de 1994 como uma organização brasileira civil, sem fins lucrativos, de direito privado com caráter público, é um ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia desde SET/2001 quando foi credenciada pelo CATI para a execução em seu Centro Tecnológico – CTEC as atividades de P&DI em convênios com empresas beneficiadas com incentivos da Lei de Informática, assim como para a execução dos programas de P&DI promovidos com recursos não reembolsáveis.

O CTEC já executou projetos de P&D&I de natureza e complexidade diversas, realizados com diferentes empresas privadas do setor de TIC como PARKS, DIGITEL, DIGICOM, PERTO, BCM, ELO, ELSTER, FULLGAUGE, NOVUS, URANO, DELL, INTRAMED, INTELBRÁS, ou públicas, em parceria ou com apoio de agências oficiais de fomento como FINEP, CNPQ e BNDES.

Como ICT, a SOFTSUL se posiciona como um centro de P&DI de forma complementar as empresas.

Projetos nas fronteiras tecnológicas das áreas de Telecom, Automação Industrial, Automação Comercial e Energia encontram no CTEC o ambiente necessário para o desenvolvimento das suas plataformas.

O CTEC oferece aos seus projetistas, técnicos, mestres e doutores, profissionais egressos das universidades, um ambiente adequado para dedicarem-se ao desenvolvimento de P&D&I com padrão mundial.

Com base em toda a sua experiência e histórico, a SOFTSUL coloca a disposição da empresa a sua estrutura para o desenvolvimento de novos projetos que venham a atender suas necessidades e no que diz respeito a “Lei de Informática” e suas implicações para empresas que possuem este benefício.

Outras Unidades do CTEC

O CTEC, além da unidade de P&DI, possui mais três unidades para o apoio as empresas:

– O Centro de Capacitação de Recursos Humanos – CDRH que tem por objetivo promover a capacitação de profissionais em diversas áreas do conhecimento, tais como: gestão, marketing e vendas, qualidade de software (Modelo MPS, CMMI, ISO 9000, etc.) e tecnologias diversas incluindo linguagens de programação, bancos de dados, ferramentas, etc., proporcionando o desenvolvimento de recursos humanos e contribuindo para o crescimento do setor de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

– O Centro de Competência em Melhores Práticas – CCMP tem por finalidade oferecer conhecimento e apoio no desenvolvimento e implementação de metodologias próprias já consagradas pelo mercado. Nesse contexto o CCMP atua na implementação de Modelos de Maturidade MPS – BR.

– O Laboratório de Testes e Ensaios – LABT disponibiliza equipamentos de testes para os projetos em desenvolvimento tais como:

  • EMC Analizer – Modelo: E7402A da Agilent (Analisador de espectro de 100 kHz a 3 GHz);
  • LISN – Modelo 3810/2MN da ETS Lindgren (Line Impedance Stabilization Network);
  • Analisador de Protocolos Universal – Modelo: Performer Lite RADCOM;
  • Osciloscópio de Fósforo Digital de 1GHz Modelo: MSO4104 Tektronix ;
  • Analisador de Redes Ópticas PDH, SDH STM, Gigabit Ethernet, 10GigE LAN, 10 GigEWAN  – Modelo: MTS-8000 JDSU;
  • Medidor de Potência Óptica Seletivo para FTTx – Modelo: OLP-57 JDSU;
  • Testador de Redes Metro Ethernet Layer 2 e Layer 3. Modelo: Smart Class Ethernet JDSU;
  • Plataforma para retrabalho de PCI com SMD e BGA/SCP – Modelo: ERSA IR 550 A plus.