Notícias do Setor de TI

02 jun 2020
Comments are off

Soluções da Elipse automatizam 23 usinas da Enel Green Power

Líder nacional em geração solar e eólica, a Enel Green Power utiliza o Elipse E3 e o Elipse Power Renewable na automação de 9 usinas hidrelétricas, 6 solares e 8 eólicas, capazes de gerar até 3,2 GW de potência

Empresa de energias renováveis do Grupo Enel, a Enel Green Power está presente em 29 países e cinco continentes, possuindo uma capacidade gerenciada renovável de cerca de 46 GW em aproximadamente 1.200 plantas solares, eólicas, hidrelétricas e geotérmicas. Na automação de 23 usinas de geração renovável no Brasil, sendo 9 hidrelétricas, 6 solares e 8 eólicas, a empresa decidiu utilizar o Elipse E3 e o Elipse Power Renewable, soluções desenvolvidas pela Elipse Software, cujas aplicações foram implementadas pela parceira Automalógica Sistemas para Automação.

Centro de Operações da Geração (COG) da Enel

Por meio do Elipse Power Renewable, a Enel consegue monitorar todas as grandezas elétricas de potência, corrente, tensão e frequência mensuradas junto a cada gerador de suas hidrelétricas. Para facilitar este controle, o software da Elipse conta com interfaces intuitivas e amigáveis. Além disso, é importante destacar que a aplicação foi desenvolvida com telas únicas e diferenciadas para cada usina, de acordo com as variáveis a serem monitoradas em cada uma delas. A atual condição dos geradores, turbinas, disjuntores, seccionadoras e transformadores é também supervisionada pelo Elipse Power Renewable. Para reforçar o controle, o software dispõe de um sistema de alarme que alerta a manutenção, a fim de que possa diagnosticar e resolver os problemas com mais agilidade e segurança.

Em aplicações eólicas, o Elipse Power Renewable monitora as potências ativas e aparentes das usinas, capacidades de potência, velocidade do vento e o número de aerogeradores que estão em comunicação, disponíveis e produzindo. A solução também exibe o quanto de energia cada aerogerador está produzindo, mostrando as potências ativa e reativa que estão sendo geradas em cada um dos parques. Além disso, indica a localização onde cada parque se conecta com o barramento pelo qual a energia será transmitida e, como na automação das hidrelétricas, lista os alarmes na margem inferior das suas telas.

O Elipse Power Renewable também foi a solução escolhida pela Enel para supervisão e controle de 6 de suas plantas solares. Com o software, é possível monitorar as potências ativa e reativa de cada uma destas usinas, como também a irradiação, velocidade do vento, posição solar e a quantidade de inversores disponíveis e ativos. Os inversores são equipamentos que convertem a energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para alternada (CA), forma passível de transmissão.

Com a plataforma, é possível supervisionar as potências de uma grande quantidade de inversores em um número reduzido de telas. Também permite monitorar as potências geradas com diversas possibilidades de ajuste. Em outra tela, o Elipse E3 mostra a localização das usinas da Enel em um mapa do Brasil. Nela, também é possível monitorar a potência que pode ser gerada e a que está sendo produzida pelas plantas.

Segundo Tetiana Guimarães dos Santos Reis, engenheira eletricista da Enel Green Power, mestre em IEC-61850, a companhia optou pela Elipse principalmente por seu driver IEC-61850 possuir certificação internacional da DNV-GL. O certificado representa o mais alto nível de competência e confiabilidade em automação de sistema elétricos, atendendo a todos os pré-requisitos determinados pela norma elétrica IEC-61850.

Outro fato importante para a escolha foi o suporte oferecido pela Elipse que, por ser tratar de uma empresa nacional, pode ser acessado com mais agilidade. A facilidade com que suas soluções permitem expandir aplicações sem ser preciso fazer alterações em outras já existentes também foi considerada. Mais informações no case.

A Elipse Software é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

Fonte: Augusto R. Mendes Filho, Assessor de Comunicação da ELIPSE.