Notícias da Softsul

11 jun 2019
Comments are off

Instituto de Informática da UFRGS – Curso de Especialização em Internet das Coisas

INSCRIÇÕES ABERTAS

CONFIRA O EDITAL AQUI                                                                                                         

APRESENTAÇÃO

O Instituto de Informática da UFRGS, através de seu Programa de Pós-graduação em Computação (PPGC), vem há anos oferecendo cursos de Especialização latu sensu com o objetivo de propiciar uma atualização profissional em áreas fortemente relacionadas à inovação e às novas tecnologias. Dentro desse contexto, a partir do primeiro semestre de 2019, será oferecido o Curso de Especialização em Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

O curso fornece uma visão geral do paradigma Internet das Coisas abordando desde a parte de sensores e atuadores até a integração, processamento e análise de dados obtidos por esses sensores. Durante o curso serão abordados aspectos de comunicação de dados, redes sem fio, protocolos orientados a IoT, questões de segurança, sistemas embarcados, plataformas e middlewares para IoT, computação em nuvem, bancos de dados, noções de bigdata e aprendizado de máquinas, necessários ao ecossistema de soluções IoT. As diferentes disciplinas oferecerão o embasamento teórico e prático para que o participante compreenda e atue em projetos baseados em Internet das Coisas de diferentes portes.

Além desses aspectos técnicos, há outros que são relevantes, como aqueles relacionados à criação de novos negócios, a cultura de inovação e empreendedorismo, a introdução do método científico para análise de problemas, assim como questões legais da segurança da informação e marcos regulatórios, como privacidade e proteção de dados. Por isso, esse curso se propõe, no elenco de suas disciplinas, a abordar tópicos relacionados a área de Direito, do empreendedorismo e inovação.

As inscrições podem ser feitas através deste link.

Público-alvo:

Profissionais com formação superior (graduação) em cursos relacionados às áreas de informática, de computação, de engenharia ou com experiência na área de Tecnologia da Informação (TI), líderes de equipes de inteligência de negócio, consultores autônomos e empreendedores que buscam capacitação para atuarem na especificação, desenvolvimento, acompanhamento e integração de projetos e da criação de novos negócios na área de Internet das Coisas.

Requisitos:

O curso não exige como pré-requisito uma formação específica em Computação, contudo, os candidatos deverão apresentar domínio em lógica de programação, ter fluência e facilidade de aprendizado de ferramentas computacionais de programação, noções de redes de computadores e sistemas operacionais, além de inglês para leitura. Para melhor aproveitar os conteúdos do curso, os candidatos devem considerar uma dedicação semanal média de 8 horas.

Vagas: no mínimo 50 e no máximo 60 participantes.

Duração: A duração total prevista do curso é 24 meses, sendo 18 meses destinados a aulas e atividades das disciplinas e 6 meses reservados para a elaboração, entrega e avaliação de uma monografia de conclusão do curso realizada sob a orientação de um dos professores do curso.

Período (previsto) de realização do curso: Agosto de 2019 até Agosto de 2021, com recessos (períodos não letivos) nas férias de verão (janeiro e fevereiro), inverno (julho) e respeitando os feriados e dias não letivos conforme calendário acadêmico da UFRGS. Esse período inclui o prazo para realização do trabalho de conclusão.

Carga horária total (em disciplinas): 390 horas.

Investimento: o curso terá um custo total de R$ 17.040,00 (dezessete mil e quarenta reais), pagos em 24 parcelas de R$ 710,00.

Inscrição, processo seletivo e requisitos de matrícula:

As inscrições devem ser realizadas via sistema específico, disponível na página da UFRGS, através deste link.

Antes de se inscrever, verifique a documentação obrigatória, abaixo. Como o sistema também é utilizado por outros cursos, ao entrar, após fazer login, você deve selecionar “Departamento de Informática Aplicada” e, na lista de cursos que surgir, selecione “Curso de Especialização em Internet das Coisas ”.

Maiores detalhes sobre como utilizar o sistema de inscrição estão disponíveis no tutorial que pode ser acessado ao clicar-se aqui. Qualquer dúvida entre em contato (ver “Informações adicionais” no final desta página).

Documentação obrigatória (a ser encaminhada via sistema de inscrição):

  • Diploma de graduação (cópia frente e verso) ou atestado de conclusão (de curso reconhecido pelo MEC);
  • Histórico escolar completo do curso de graduação;
  • Diploma de curso de pós-graduação, se for o caso;
  • Curriculum Vitae (preferencialmente, mas não obrigatoriamente no formato Lattes);
  • Fotografia 3×4;
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Carta de motivação (preenchida e assinada).

Fonte: Instituto de Informática da UFRGS