Notícias do Setor de TI

25 mar 2019
Comments are off

Curso de Especialização em Engenharia de Software e Inovação e Internet das Coisas

O Instituto de Informática da UFRGS, entidade parceira da SOFTSUL, está com inscrições abertas para Cursos de Especialização | para o primeiro semestre de 2019.

  • CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSCRIÇÕES ABERTAS

APRESENTAÇÃO

Seguindo a tradição de oferecer cursos de Especialização lato sensu, o Instituto de Informática da UFRGS oferecerá a partir do primeiro semestre de 2019 o Curso de Especialização em Engenharia de Software e Inovação.  Seu objetivo é propiciar a atualização profissional através de um currículo que concilie as necessidades profissionais (a partir de múltiplas demandas) com a notória competência da equipe do Instituto de Informática da UFRGS, em particular a vinculada ao Programa de Pós-graduação em Computação (PPGC).

Público-alvo:

Egressos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Análise de Sistemas, profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), líderes de equipes de Inteligência de Negócio, Consultores autônomos.

O curso de especialização é destinado a promover a atualização e o aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos de profissionais de TI (CIOs, Gerentes de TI, Engenheiros de Software, Analistas, Projetistas, Arquitetos de Software, Programadores, Engenheiros de Teste, Analistas de Teste, Testadores, etc.). Os temas abordados são relacionados a Engenharia de Software e Inovação, visando  proporcionar a estes profissionais uma oportunidade de conhecer e aplicar novos conceitos, métodos, técnicas e ferramentas, como meio de propiciar aumento da qualidade dos serviços prestados. O objetivo é qualificá-los para o atendimento das demandas crescentes de gerência, desenvolvimento e manutenção de sistemas em um cenário onde Inovação é uma palavra-chave.

Ver detalhes AQUI

 

  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTERNET DAS COISAS

INSCRIÇÕES ABERTAS

APRESENTAÇÃO

O Instituto de Informática da UFRGS, através de seu Programa de Pós-graduação em Computação (PPGC), vem há anos oferecendo cursos de Especialização latu sensu com o objetivo de propiciar uma atualização profissional em áreas fortemente relacionadas à inovação e às novas tecnologias. Dentro desse contexto, a partir do primeiro semestre de 2019, será oferecido o Curso de Especialização em Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

O curso fornece uma visão geral do paradigma Internet das Coisas abordando desde a parte de sensores e atuadores até a integração, processamento e análise de dados obtidos por esses sensores. Durante o curso serão abordados aspectos de comunicação de dados, redes sem fio, protocolos orientados a IoT, questões de segurança, sistemas embarcados, plataformas e middlewares para IoT, computação em nuvem, bancos de dados, noções de bigdata e aprendizado de máquinas, necessários ao ecossistema de soluções IoT. As diferentes disciplinas oferecerão o embasamento teórico e prático para que o participante compreenda e atue em projetos baseados em Internet das Coisas de diferentes portes.

Além desses aspectos técnicos, há outros que são relevantes, como aqueles relacionados à criação de novos negócios, a cultura de inovação e empreendedorismo, a introdução do método científico para análise de problemas, assim como questões legais da segurança da informação e marcos regulatórios, como privacidade e proteção de dados. Por isso, esse curso se propõe, no elenco de suas disciplinas, a abordar tópicos relacionados a área de Direito, do empreendedorismo e inovação.

As inscrições podem ser feitas através deste link.

Público-alvo:

Profissionais com formação superior (graduação) em cursos relacionados às áreas de informática, de computação, de engenharia ou com experiência na área de Tecnologia da Informação (TI), líderes de equipes de inteligência de negócio, consultores autônomos e empreendedores que buscam capacitação para atuarem na especificação, desenvolvimento, acompanhamento e integração de projetos e da criação de novos negócios na área de Internet das Coisas.

Mais informações: AQUI

Fonte: Prof. Marcelo Pimenta – Instituto de Informática da UFRGS