Blog

16 ago 2018
Comments are off

Workshop Dados Abertos reúne empresários do setor de TI

Na abertura – José Antonio Antonioni (SOFTSUL) – Karen Gross Lopes (PROCERGS) – Paulo Miranda (PROCEMPA)  e Alex Hermann (ASSESPRO-RS)

Dados abertos são informações disponibilizadas ao público e que podem ser utilizadas, reutilizadas, analisadas e compartilhadas com outros. O assunto faz parte de uma tendência mundial e tem ganho enorme popularidade ao longo da última década, colocando em debate o que é realmente de propriedade intelectual da sociedade.

Para colocar a temática em debate, a SOFTSUL e a ASSESPRO-RS promoveram, na última terça-feira (14) o Workshop Dados Abertos, realizado na sede da Procempa.  O evento visou dar amplitude ao assunto, tornando público que os Bancos de Dados Abertos podem ser disponibilizados para o desenvolvimento de soluções das empresas do setor de TI, além de gerar maiores e melhores resultados no mercado de software, com reflexos para a sociedade.

Abrindo o evento, o diretor-presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, ressaltou que o “tema está sendo colocado em pauta para que empresas possam utilizar melhor os dados abertos”. De acordo com ele, além de prospectar novos negócios, a medida visa aproximar os gestores públicos de dados abertos e os atuais e potenciais usuários destes dados, em especial as empresas de TI interessadas em desenvolver soluções a partir deles. Os trabalhos discutiram as preocupações com as questões da segurança jurídica, a disponibilidade e a atualização dos dados para que com sua utilização possam gerar negócios baseados em dados atuais e seguros.

Em seguida, o presidente da ASSESPRO-RS, Alex Hermann, destacou que o Workshop busca ajudar os gestores na identificação de avanços e possíveis projetos. Já o presidente da PROCEMPA, Paulo Miranda, afirmou que um maior conhecimento sobre a temática certamente fará com que os empresários possam oferecer novas possibilidades ao cidadão e para a sociedade em geral.

A primeira painelista do Workshop Dados Abertos, Karen Gross Lopes, gerente de relacionamento com o cliente da PROCERGS, contou um pouco sobre a história dos dados abertos no Estado do Rio Grande do Sul e sua importância. “Isso gera mais transparência, prestação de contas, engajamento público, igualdade de acesso, confiança no governo e otimização de processos. Em geral, os dados abertos são um instrumento de colaboração cidadã, fomento ao empreendedorismo e inovação”, concluiu.

Na sequência, Silvio Longo, da PROCEMPA, fez uma apresentação sobre o trabalho realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, destacando a relevância de disponibilizar informações de qualidade e úteis, com possibilidade de uso pela sociedade.

As autoridades presentes encerraram a programação proporcionando um debate com o público presente. José Antonio Antonioni (SOFTSUL), Paulo Miranda (PROCEMPA), Alex Hermann (ASSESPRO-RS) e Karen Gross Lopes (PROCERGS) responderam questões, esclareceram dúvidas e debateram como a política de Dados Abertos pode auxiliar no crescimento do mercado do setor de tecnologia da informação.

Como resultado deste Workshop, estabeleceu-se que as entidades ASSESPRO-RS e SOFTSUL, organizadoras do evento, irão reunir suas empresas associadas para identificar projetos inovadores e propostas de desenvolvimento de software e aplicativos com dados abertos objetivando a realização de uma rodada de negócios com os gestores públicos fomentando o empreendedorismo e inovação do setor de tecnologia da informação.