Blog

13 nov 2017
Comments are off

Elipse promove RoadShow acadêmico gaúcho

Palestra sobre a Indústria do Futuro foi realizada na URI, UFRGS, Unisinos, São Judas Tadeu e UERGS   

Nos meses de outubro e novembro, Alexandre Balestrin Corrêa, diretor de desenvolvimento da Elipse Software, ministrou uma palestra sobre a “Indústria do Futuro” aos estudantes e professores de cinco Universidades do Rio Grande do Sul. Ao longo das apresentações, Corrêa falou sobre a evolução dos softwares SCADA da Elipse em paralelo à história da informática e automação, abordando a aplicação dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0.

Palestras realizadas na UFRGS e Universidade São Judas Tadeu, em Porto Alegre

Na noite do dia 3 de outubro, o diretor da Elipse ministrou sua primeira palestra na URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), em Erechim. O encontro foi realizado no III CONIGTI – Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação, evento que contou com uma programação bastante ampla e focada no intercâmbio de ideias e na expansão do conhecimento entre seus participantes.

No dia 16, o diretor da Elipse apresentou situações e cases reais de aplicações dos conceitos de IoT e Indústria 4.0 aos alunos de Automação e Engenharia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. Na noite do mesmo dia, Corrêa palestrou na Unisinos, em São Leopoldo, sobre os fatos que marcaram a história da automação nas últimas décadas, projetando também um possível cenário para os próximos anos.

“Em sua fala, o palestrante conseguiu nos deixar instigados, encorajando-nos a embarcar de forma prática nos temas abordados em sua apresentação. Se a missão era deixar o pessoal animado com as tecnologias que nos permeiam hoje, certamente foi cumprida”, afirmou Davi Bobsin, organizador do evento e presidente do CEECA (Centro de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação da UFRGS).

Três dias depois, 19, Corrêa fez sua apresentação no Conecta da Universidade São Judas Tadeu, em Porto Alegre. As fábricas e cidades inteligentes, novas tecnologias, sustentabilidade e empregos do futuro foram alguns dos assuntos abordados ao longo do encontro que teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências através da reflexão, com convidados expertises em seus segmentos.

No dia 6 de novembro, Corrêa encerrou o RoadShow na UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. A palestra reuniu estudantes e professores da Universidade, entre eles João Alvarez Peixoto, professor de Automação Industrial, especializado nas disciplinas de sistemas supervisórios.

“Gostei muito da apresentação pelo fato de corresponder com o objetivo de nossa instituição que é o de aproximar os alunos do meio industrial, apresentando-lhes as tecnologias que irão encontrar no mercado assim que saírem da sala de aula”, disse ele.

 A ELIPSE é empresa filiada à SOFTSUL desde 1995.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da ELIPSE